“Maratona das Areias” o desafio do deserto

“Maratona das Areias” o desafio do deserto

Uma longa fila de competidores dá início à 24ª Maratona des Sables, no deserto do Sahara, subindo as primeiras dunas de Merzouga, a uns 300 quilômetros ao sul de Ouarzazate, no Marrocos.

A “Marathon des Sables”, ou maratona das areias é um dos maiores desafios desportivos do mundo. Foi criado em 1986 pelo francês Patrick Bauer, que percorreu 200 milhas através do deserto do Saara e resolveu partilhar com outras pessoas a experiência.

A competição normalmente abrange um percurso de 230 km. Os competidores recebem da organização apenas 9 litros de água diários e barracas montadas num acampamento para dormir. Em cada tenda dormem em média 9 pessoas.

Os participantes carregam uma mochila com todos os equipamentos necessários, que pesa em média 9 kg, sob uma variação térmica desconcertante, que oscila de 0 grau à noite aos 50 graus durante o dia e um terreno dificil e variado que inclui areias das dunas e troços de terra batida.

Os competidores que conseguem terminar a prova podem vangloriar-se por terem superado o desafio maior de irem além dos próprios limites, que será porventura maior do que os prémios quase simbólicos da prova.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...