jogador mais alto da nba

Quem foi o jogador mais alto e o mais baixo da NBA?

jogador mais alto da nbaAté hoje, o jogador mais alto na história da NBA foi o romeno Gheorghe Mureşan. A sua altura é de 2,31 metros e o seu peso quando estava em forma era de 143 quilos. Mureşan, que deve o seu tamanho a uma desordem da glândula pituitária, esteve na melhor liga do mundo entre 1993 e 2000, tendo jogado nos Washington Bullets e nos New Jersey Nets, e deixou algumas exibições e números dignos de registo.

Durante os seus primeiros anos na NBA teve a companhia do sudanês Manute Bol, apenas uns milímetros mais baixo. Bol, falecido em 2010, era demasiado magro para a sua altura (92 quilos). Passou por varias equipas da NBA entre 1985 e 1995 e destacou-se como bloqueador de lançamentos. Muresan e Bol foram seguidos neste ranking pelo germano-americano Shawn Bradley (2,29 m, 125 quilos), que jogou em Philadelphia, New Jersey e Dallas entre 1993 e 2005; e o chinês Yao Ming (2,29 m, 141 quilos), que jogou nos Houston Rockets de 2002 a 2011.

No total já ouve 26 jogadores com altura acima dos 2,20m.

Curiosamente, em 1985, o sudanês Manute Bol, com os seus 2,31m, foi companheiro de equipa nos Washington Bullets do jogador mais baixo da história da NBA, Tyrone Bogues, com apenas 1,60 metros de altura, mas que durante 14 temporadas desafiou os gigantes do basquetebol norte-americano.

Bogues jogou em quatro equipas e o seu melhor período foi ao serviço dos Charlotte Hornets entre 1988 e 1997. Não foi um grande marcador, mas era rápido na condução da bola e muito popular pelas suas espectaculares assistências.

Uma curiosidade: em 1993 foi capaz de bloquear um lançamento do lendário Pat Ewing, que mede uns módicos 2,13 metros. Bogues jogou na mesma altura de outro ilustre “baixinho” da NBA: Spud Webb, com 1,68 m.

Webb jogou nos Atlanta Hawks durante quase toda a sua carreira profissional e teve a honra de ter sido não só o participante mais baixo da história do concurso de afundanços da NBA, como ainda foi capaz de ganhar a edição de 1986. Na final derrotou, nada mais, nada menos, do que o anterior campeão e favorito, Dominique Wilkins, de 2,03 m, seu companheiro de equipa nos Atlanta Hawks.

Aqui fica o vídeo da espectacular exibição de Spud Webb no concurso de afundanços de 1986:

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...