Curiosidades sobre o VW Carocha

Curiosidades sobre o VW Carocha

Curiosidades sobre o VW Carocha 2– O carocha é um dos poucos carros do mundo que flutua.

– Antes de Adolph Hitler avançar com o projecto de um carro para todos, já Ferdinand Porsche tinha tentado durante 30 anos convencer várias fabricantes a financiar sua produção.

– O primeiro modelo de carocha lançado na Alemanha chamava-se V1. A segunda versão do carro só chegou ao mercado dois anos depois com o nome de VW38.

– Na década de 80, o carocha foi eleito “o carro do Século XX”.

– O carocha tinha sua carroçaria aparafusada, ao contrário da maioria dos carros, que era soldada, o que facilitava a sua manutenção.

– Foi figura em selos postais de várias partes do mundo.

– O “Guiness Book – Livro do Recordes” registou o recorde de maior concentração do mundo de carochas, no Autódromo de Interlagos, no Brasil, em 1995. Estiveram reunidos 2.728 carros.

– Apesar de ter incentivado o retorno da produção de carochas, o presidente brasileiro da altura, Itamar Franco recusou a compra de um modelo oferecido pela Volkswagen. Ele alegou não ter dinheiro para adquirir um.

– No inicio, o carocha vinha com o brasão da cidade onde era fabricado: a figura ficava no capot dianteiro. As primeiras unidades traziam o brasão da cidade de Wolfsburgo na Alemanha, a cidade que foi construída para abrigar os empregados da Wolkwagen que trabalhavam na fábrica. Era o desenho de um lobo apoiado sobre as torres de um castelo, próximo a um canal.

– Embora o carocha tenha mantido as formas básicas do modelo original ao longo de sua história, as mudanças no motor, carroçaria e equipamentos sofreram nada menos que 2.500 alterações.

– Em 1970, foi embarcado para a Bolívia o primeiro carocha fabricado no Brasil e 10 anos depois um total de 380 mil veículos já tinham sido encaminhados para 62 países em todos os continentes.

– Na década de 60, uma das principais modas nos Estados Unidos era o chamado Beetle Cramming, que consistia em ver quanta gente conseguia entrar dentro de um carocha ao mesmo tempo. No entanto, de acordo com o Guinness Book, a equipa vencedora não era americana, mas austríaca. Uma equipa da Universidade de Graz colocou 57 pessoas dentro de um carocha.

– Nos 68 anos que a Volkswagen fabricou o modelo, foram montados em todo o mundo 21.529.464 carochas.

– Um dos carochas mais famosos da história é o Herbie, o protagonista de uma série de filmes. O carro, com personalidade própria, foi estrela dos filmes “Se meu carocha Falasse” (1969), “As Novas Aventuras do carocha” (1974), “O carocha Enamorado” (1977) e “A Última Cruzada do carocha” (1980). Em 2005, ele voltou ao cinema com um novo visual : ganhou novas saias, pára-choques cromados, spoiler traseiro, tecto panorâmico, pintura personalizada e um novo sistema de áudio.

1

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...