Nikola Tesla

5 Curiosidades Sobre Nikola Tesla

Nikola TeslaJá muito foi dito acerca de Nikola Tesla. Foi provavelmente um dos cientistas mais importantes de sempre, foi empregado do não menos célebre Thomas Edison e registou mais de 700 patentes.

Apesar de ser amplamente reconhecido pelo seu trabalho com a corrente alterna, o seu trabalho esteve na origem de muitas coisas modernas que utilizamos actualmente, como o laser, radares, robótica, entre muitas outras coisas.

Ao contrário do que acontecia quando Tesla era vivo, existem hoje em dia muito mais pessoas interessadas no seu trabalho. Talvez o facto de ter sido um cientista prolífico que nunca foi reconhecido como merecia, tenha muito a ver com esta situação.

Mas vamos conhecer algumas curiosidades sobre Nikola Tesla, este génio nascido na Croácia e que imaginava um mundo onde as invenções deviam servir para ajudar o maior número de pessoas.

 

Vai haver um Museu Tesla graças aos admiradores do cientista

museu teslaWardenclyffe, o pequeno laboratório de Tesla, foi comprado pelo Centro Científico Tesla graças aos 1,37 milhões de dólares recolhidos através do portal Indiegogo, um site de crowdfunding internacional. A campanha foi lançada por Matthew Inman, criador da popular comic online The Oatmeal e recebeu o apoio de vários admiradores do trabalho de Tesla.

 

Nikola Tesla era um ambientalista

ambientalistaA forma como Tesla procurava produzir energia eléctrica de forma natural, era obtendo-a do céu ou da terra. A forma de conseguir obter electricidade não necessitava de combustíveis fósseis. Para além disso, também queria distribui-la de forma gratuita.

 

Tesla morreu na miséria

teslaApesar de Tesla ser amigo de pessoas conhecidas como Mark Twain ou Sarah Bernhardt, passou por muitas dificuldades financeiras. Tanto Thomas Edison como George Westinghouse tiveram mais sucesso financeiro, apoiados sobretudo em muitas das descobertas de Tesla.

 

Dormia pouco e tinha perturbação obsessivo-compulsiva

experiências teslaDiz-se que Nikola Tesla dormia apenas duas horas por dia. Para além disso, coleccionava jóias e objectos circulares. Não tocava no cabelo e era obcecado pelo número três. Polia e limpava minuciosamente qualquer utensilio que fosse usado com a comida utilizando 18 guardanapos. Este é um claro exemplo de OCD ou perturbação obsessivo-compulsiva.

 

Muitas das suas invenções ainda não foram desclassificadas

tesla invençõesNikola Tesla morreu em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. O Gabinete de Controlo de Bens Estrangeiros, do Departamento do Tesouro dos EUA ficou com todos os seus pertences. Apesar de algumas coisas terem sido entregues aos familiares em 1950, existem muitos documentos que hoje em dia ainda estão classificados como secretos pelo Governo dos Estados Unidos.

 

Já conhecias alguma destas curiosidades acerca de Nikola Tesla? O que mais sabes sobre Tesla e a corrente alterna?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...