extraterrestres

Os extraterrestres existem?

extraterrestres

Hoje queremos abordar um tema de uma perspectiva mais geral do que é habitual. Quem nos conhece, sabe que tentamos analisar as situações à luz da ciência, mas também nos interessa o mundo do paranormal dentro dessa perspectiva.

Por essa razão, os extraterrestres são sempre um tema “quente”, interessante e que desperta muitas paixões entre os entusiastas. A questão é: será que os extraterrestres existem? De seguida vamos analisar alguns elementos que nos poderão ajudar a resolver o enigma.

Tal como referem as últimas descobertas, parece que no Universo existem muitos sistemas solares com planetas semelhantes ao nosso. Com efeito, os cientistas já localizaram diversos planetas potencialmente habitáveis. Ou seja, com água, oxigénio e as condições climáticas necessárias para a existência de vida. Um deles, o mais conhecido, é Gliese B, situado a poucos anos-luz de nós.

O problema é que ainda não podemos saber se nesses planetas existe vida. A tecnologia tem ainda de evoluir um pouco mais antes de o podermos saber. No entanto e actualmente, existe algum consenso em volta da ideia que nos diz que a vida estará espalhada um pouco por todo o universo.

extraterrestres

Vida sim, mas será que é inteligente?

Outra questão muito diferente é se essa vida é inteligente. Ou mesmo, será que é mais avançada do que nós? É nesta área que entram em discussão os assuntos relacionados com ovnis e outros avistamentos. Todos eles sem grandes conclusões. De qualquer forma, não dispomos de dados fiáveis para confirmar a existência de extraterrestres.

O que existe sim, é o programa SETI, uma linha de investigação voltada exclusivamente para a busca de extraterrestres e outras civilizações inteligentes. O que os cientistas a trabalhar no SETI fazem, é estudar os sinais provenientes de outras estrelas em busca de sinais de radio ou de outras fontes artificiais. No entanto, até à data não se captou nada de especial. Apesar disso, houve uma excepção que já aconteceu há alguns anos, o famoso Sinal Wow!

Foi um acaso: detectou-se durante alguns segundos um sinal (supostamente) de origem artificial, o qual qual era proveniente do sistema solar onde está o planeta Gliese B. Tudo o que resta é ligar os pontos e ter um pouco de fé.

Sim, provavelmente os extraterrestres existem, mas até que não os vejamos e que seja estabelecido contacto, não o podemos confirmar sem sombra de dúvidas.

7

2 Responses

  1. Antero Coelho
    Mar 2nd
    • Paulo
      Mar 3rd

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...