As maravilhas naturais mais estranhas do mundo (III)

As maravilhas naturais mais estranhas do mundo (III)

Você não precisa sair daqui para sentir que está noutro mundo. Continue aqui a ver os lugares da Terra, em que a sensação de estar noutro planeta é garantida.

As Cavernas de Gelo de Eisriesenwelt, Áustria


Cavernas de gelo são muito diferentes de cavernas normais. Quando estamos dentro dela, parece que não estamos na Terra e sim nas entranhas de algum planeta remoto. Há muitas cavernas de gelo ao redor do mundo e as Eisriesenwelt são as maiores conhecidas. Elas estendem-se por 40km. Apenas uma parte desse labirinto é aberta a turistas, mas é o suficiente para sentir o clima e o mistério que envolvem o local.

Vales Secos (Dry Valleys), Antártica


A região dos Vales Secos da Antártica, de acordo com os cientistas, é a área na Terra mais parecida com o que seria uma paisagem de Marte. A região quase nunca tem neve e, excepto por algumas planícies rochosas, é a única parte continental da Antártica que não tem gelo. O chão dos vales apresenta alguns lagos permanentemente congelados, com vários metros de grossura e, sob esse gelo, vivem alguns organismos extremamente simples, q

Ilha Socotra, Oceano Índico


Essa ilha simplesmente dispensa qualquer noção do que é considerado “normal” para uma paisagem terreste. Se você acordasse lá, provavelmente pensaria que estaria noutro planeta ou, pelo menos, em alguma era remota. Socotra é parte de um arquipélago que ficou geograficamente isolado da África há 6 ou 7 milhões de anos. Como ns ilhas Galápagos, possui cerca de 700 espécies raras e muito diferentes. O clima é árido, e mesmo assim lá estão exemplares incríveis de plantas – algumas espécies não apresentaram variações nos últimos 20 milhões de anos.

Rio Tinto, Espanha


As minas gigantes, a céu aberto, do Rio Tinto, criam um ambiente surreal, transformando a paisagem em algo similar ao que veríamos na Lua, por exemplo. O rio teve seu nome tirado da cor de suas águas, praticamente vermelhas e extremamente ácidas (com pH variando entre 1.7 e 2.5), ricas em metais.

Kliluk, o Lago Manchado, Canadá


No quente sol de verão, a água do Lago Manchado evapora e os minerais contidos nela são cristalizados. Isso causa a formação de vários círculos com bordas brancas: piscinas rasas, que refletem o conteúdo mineral da água em tons de verde e azul. Essa água contém uma das maiores concentrações de minerais do mundo: sulfato de magnésio, cálcio e sulfato de sódio, mais traços de outros minerais, como titânio e prata. Os índios canadianos tomavam banho nessas águas e na lama do lago para curar as feridas.

Saleira de Uyuni, Bolívia


A Saleira de Uyuni é, talvez, uma das mais espectaculares paisagens do mundo. Uma área magnífica com um impressionante deserto de sal (o maior do mundo), vulcões activos e géiseres – como uma miragem alienígena, completamente surreal.

Vale da Lua, Brasil


O Vale da Lua fica no Brasil. É uma formação rochosa, esculpida pela erosão da água, cheia de piscinas naturais. Está localizado a 38 km de Alto Paraíso, em Goiás. As suas formações rochosas são uma das mais antigas do planeta, feitas de quartzo e de outros cristais.

Córrego do Sangue Quente, Japão


O Córrego do Sangue Quente é um dos “infernos” (jigoku) de Beppu, no Japão. Nove espectaculares termas que são mais “para ver” do que para tomar banho. A paisagem inclui um lago de água vermelha e quente, colorida pelo ferro presente no líquido. O Sangue Quente foi eleito o mais fotogénico dos “infernos”.

A Estrutura Richat, Mauritânia


Essa espectacular formação na Mauritânia fica na parte sudoeste do deserto do Sahara. É tão grande que é visível do espaço, com um diâmetro de 30 milhas. Anteriormente, pensava-se que a formação fora causada pelo impacto de um meteorito que caíra na região, mas agora concluiu-se que é resultado de erosão. A causa exacta de seu formato circular ainda é um mistério.

2 Responses

  1. debora
    Mar 21st
  2. Mano Filho
    Mar 11th

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...