As lendárias árvores gigantes do nosso planeta

As lendárias árvores gigantes do nosso planeta

O ser humano demora séculos a construir e a contemplar as suas próprias edificações. Quanto mais altas e mais deslumbrantes melhor. Enquanto por todo o mundo se tenta construir arranha céus cada vez mais altos, a natureza leva milénios a desafiar a gravidade com algumas das árvores gigantes deste planeta. Esta é a história das grandes árvores.

Todos os anos, cientistas e estudiosos destes colossos da natureza continuam na senda da descoberta de bosques inexplorados, tentando encontrar uma nova árvores que supere os anteriores registos de altura. Em 2006, foi descoberta na Califórnia (Estados Unidos) a que é oficialmente a árvore mais alta do mundo: Hyperion, de 115 metros (na foto superior)
A Hyperion é uma sequóia impressionante, descoberta no Parque Nacional Redwood juntamente com outras árvores quase da mesma altura. Este exemplar, para se ter uma ideia, é 21 metros maior que a Estátua da Liberdade de Nova Iorque. No entanto, como é possível confirmar este recorde de altura? Para confirmar o tamanho da Hyperion, um cientista teve de escalar até ao cume das árvores, conforme podemos ver no seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=sIoZ0J7x1Cg

Com 115 metros, esta sequóia superou a árvore que até ao momento detinha esse recorde, a Stratosphere Giant, com 113 metros. As sequóias são realmente as árvores mais impressionantes do mundo. Existem algumas ligadas à história americana mas que se encontram presentemente em perigo. Por exemplo, a Washington Tree, que já foi considerada a árvore mais alta, com 77 metros, está a morrer lentamente devido às mudanças climáticas (foto inferior).

Também é famosa o General Sherman, de 83 metros, cujo tronco mede 36 metros de circunferência, e que podemos observar abaixo.

Mas existem outras árvores igualmente impressionantes. Séculos atrás, eram as Ayas de montanha ou Eucalyptus regnans, abundantes na Austrália, as rainhas das alturas. Actualmente, têm alturas que rondam os 70 a 90 metros, embora tenham sido documentados exemplares que foram cortados ou caíram por acção do vento, com 115 a 140 metros de altura.

A mais famosa foi a Ferguson Tree, de 133 metros, medido em 1872. O mais alto desta espécie na actualidade, é a Icarus Dream com 97 metros (imagem abaixo).


Mas existem também árvores que se destacam não apenas pela altura. Também existem outras que se destacam pela largura do tronco, pelos anos que têm, pela sua forma, ou pelo seu interior. Os bosques de todo o mundo estão repletos de espécies fascinantes.

Por exemplo, os baobabs, as árvores símbolo de África. Podem ter 25 metros de altura, mas o impressionante é o perímetro do seu tronco, que alcança em média 40 metros. Além do mais, são das árvores mais velhas, havendo exemplares com mais de 4000 anos. Por todo o continente africano têm sido fonte de lendas, como na África do Sul, onde se diz que sob o seu tronco é possível albergar 50 pessoas.

Outra árvore, o pinheiro bristlecone é a árvore mais velha do mundo. Muitos exemplares têm mais de 3000 anos de idade, e a mais velha de todas tem cerca de 5000 anos, sendo chamada de Methushelah (nasceu no ano 2832 antes de Cristo).

Segundo mesmo alguns cientistas, terão já sido encontrados exemplares de árvores mortas com mais de 7000 anos. Com efeito, há uns anos na Suécia, foi descoberta a árvores mais velha do mundo. Pertencente ao grupo dos pinheiros Picea (com cerca de 60 metros de altura). Segundo os cientistas, o espécime encontrado teria mais de 8000 anos de idade, graças a uma datação por carbono.

A madeira destes pinheiros é utilizada para fabricar os melhores instrumentos musicais do planeta.

Outra árvore curiosa é o Ginkgo, originária da China, que não tem parentes vivas. A sua origem remonta à 270 milhões de anos atrás (imagem abaixo).

Interessante catálogo de espécies que todos deveríamos conhecer e admirar. Espero que tenham gostado desta viagem pelos gigantes deste mundo.

Um Comentário

  1. joilson
    Jan 8th

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...