camadas da atmosfera

As diferentes camadas da atmosfera

camadas da atmosferaA Terra está rodeada pela atmosfera, a qual é um corpo de ar ou gases que protegem o planeta e permitem a existência de vida.

A maior parte da nossa atmosfera está próxima da superfície da Terra, na sua parte mais densa.

O ar do nosso planeta é formado por 79% de nitrogénio, um pouco menos de 21% de oxigénio e o restante é composto por dióxido de carbono e outros gases.

Embora a atmosfera seja uma só, existem diferentes camadas. Vamos conhecer as diferentes camadas da atmosfera.

As diferentes camadas da atmosfera 1

Troposfera

A camada da atmosfera que se encontra mais próxima da Terra é a troposfera. Esta camada é onde existe o que conhecemos por clima; começa na superfície da Terra e estende-se até aos 20 kms de altitude do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos . A temperatura da troposfera vai caindo conforme maior for a altitude.

 

Estratosfera

Sobre la troposfera está a estratosfera, que vai até cerca de 50 kms acima da superfície terrestre. A temperatura aumenta dentro da estratosfera, mais ainda assim é fria.

 

Mesosfera

Vai até aos 80 kms acima da superfície da Terra. Nesta camada da atmosfera, o ar é particularmente fino e as moléculas encontram-se a grandes distancias umas das outras. As temperaturas dentro da mesosfera podem baixar até aos -120°C.

 

Termosfera

A termosfera vai até aos 450 kms acima da superfície terrestre. A temperatura aumenta com a altura e pode chegar até aos 2000°C. No entanto, o ar da termosfera é tão rarefeito que se sentiria frio, uma vez que as moléculas estão muito separadas umas das outras.

 

Exosfera

Esta camada vai até às 6200 milhas acima da Terra, o que são cerca de 10.000 quilómetros. Esta camada tem muito poucas moléculas atmosféricas.

camadas da atmosfera

Conheciam estes dados tão interessantes? Diz-nos o que pensas sobre este artigo abaixo nos comentários!

2

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...