Acordas durante a noite

Acordas durante a noite? Talvez seja por isto…

Acordas durante a noite? Talvez seja por isto... 2
Os pesadelos costumam ser o motivo mais frequente de interrupção do sono, mas algumas vezes despertamos durante a noite sem que exista um motivo evidente para isso. Costumas acordar durante a noite? A resposta pode estar neste artigo!

Acordas durante a noite? Talvez seja por isto…

Existem vários estudos sobre esta temática porque uma noite mal dormida significa também um dia de trabalho pouco produtivo em todos os sentidos pois a pessoa irá esta muito cansada. e foram encontrados vários motivos para isso acontecer, para além dos pesadelos, e que podem contribuir para nos fazer despertar durante a noite rompendo a continuidade do sono.

Alergias cutâneas

Se a tua pele apresenta algum tipo de eczema do tipo alérgico, isto pode fazer com que o sono se interrompa. Existem dois motivos. O primeiro é que as alergias produzem alterações do sistema imunitário e dão lugar a respostas inflamatórias que afectam o sono, fazendo-nos sentir comichão. E o segundo motivo é óbvio, pois durante a noite aumenta a coceira e temos tendência para nos coçar, podendo este movimento inconsciente nos fazer despertar.

Alimentos

Certos alimentos podem fazer-nos despertar a meio da noite. O álcool, por exemplo, primeiro provoca sonolência, mas quando a quantidade de álcool no sangue diminui ocorre uma estimulação que facilmente nos faz despertar. As refeições muito pesadas, doces ou picantes, também nos podem fazer despertar se forem feitas menos de 4-6 horas antes de ir para a cama.

Síndrome de Wittmmack Ekbom ou das pernas inquietas

O síndrome das pernas inquietas costuma agravar-se quando a pessoa com este problema está a dormir. Esta pode ser uma das causas que provocam despertares nocturnos sem que a pessoa saiba, pois é difícil de diagnosticar.

Temperatura do quarto

Para conseguirmos dormir bem, os especialistas aconselham manter o quarto com uma temperatura relativamente fresca (a rondar os 18/19º C). Esta temperatura ambiente facilitará que o corpo se encontre confortável e não lute contra o calor, o que nos iria fazer despertar. A temperatura é indicativa; cada pessoa pode ter uma temperatura de conforto diferente.

Um colchão demasiado duro

Um colchão duro para dormir bem é um mito. É preciso procurar um colchão que se adapte às nossas necessidades e que seja cómodo para nós. Se for demasiado duro, vai pressionar os ombros e os quadris e não proporciona um bom suporte na parte baixa das costas. Isto leva inevitavelmente a que nos estejamos constantemente a mexer para tentar aliviar a pressão, o que nos vai fazer despertar.
A estes cinco motivos, podíamos ainda acrescentar o estresse e a apneia do sono. Costumas ter dificuldade em dormir durante a noite? Será que tens algum destes transtornos do sono?
8

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...