decompositores

Importância dos decompositores na natureza

decompositoresOs decompositores presentes na natureza podem afetar diretamente a vida no meio ambiente. Veja as consequências reais desse problema.
Não sabemos muito sobre os seres vivos que existem no mundo a não ser aqueles que ficam em nossas proximidades como cães, gatos, pássaros, coelhos hamster e todos os demais que podem ser criados em nossas casas sem restrições e problemas com o IBAMA, por exemplo, sabemos o que eles gostam de comer e do que precisam para crescerem bem e terem uma alimentação digna de saúde, mas outros que até mesmo vivem por perto de nós não damos tanta atenção como besouros que têm um papel muito interessante na natureza e o modo de criar seus filhos são bem interessantes. Normalmente damos atenção e importância para os seres vivos de acordo com sua aparência física seja ela boa ou ruim, o comum é que temos manias de ser preconceituosos nesses tipo de coisa, como pensamos e agimos dessa maneira damos mais atenção mesmo para os animais domésticos e para nossa própria espécie muitas vezes nos esquecendo de que os animais precisam de um pouco de atenção.
Os que mais sofrem com nosso descaso são os seres detritívoros e decompositores, os detritívoros porque não são cativados pelas pessoas e para fazer uma comparação basta perguntar qual o animal mais simpático um urubu ou um coala, não precisamos nem dizer qual será o resultado não é mesmo? Já os decompositores porque são associados a bactérias e doenças ou ainda pior sem nenhuma função, os quais servem apenas para decorarem os lugares onde vivem e esse é um dos motivos que levam as pessoas a falarem pouco sobre sua importância para a natureza. O fato é o seguinte que os seres detritívoros como urubus, minhocas, garças e besouros ao se alimentarem de matéria morta acabam limpando o ambiente isso evita o aumento em grande quantidade de moscas, formigas, bactérias e todos os outros organismos que podem se formar por conta de um animal morto. Simplesmente os decompositores ajudam a tornar o processo de decomposição dos seres mortos mais rápidos do que o comum, trazendo até mesmo nutrientes para as plantas que vão utilizá-lo para se formarem rapidamente.
Se todas as pessoas começassem a ver estes seres da mesma maneira que estamos explicando com certeza teríamos mais respeito com eles, para os professores é muito bom começar a visar sobre esse modo de pensamento para seus alunos além de ser uma aula interessante com certeza aos poucos vão entender a importância destes seres vivos, o melhor momento para você passar esta matéria para seus alunos é quando eles estiverem estudando as cadeias e teias alimentares porque o assunto vai se encaixar dentro dos padrões, para finalizar o estudo pode ir um pouco mais afundo pedindo para eles pesquisarem na internet fotos e um pouco sobre os seres que quiserem saber mais, com pouca coisa pode-se fazer um trabalho que vai ficar guardado na mente deles pelo resto da vida sabendo da importância que têm esses seres vivos para todos nós, sabendo como os informar direito logo terá alunos bem sabidos sobre o assunto e se um dia isso cair em um vestibular será “tirado de letra” por eles.
12

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...