Curiosidades Sobre os Olhos

50 Curiosidades Sobre os Olhos

Entre as muitas curiosidades do mundo e do corpo humano, há uma parte a que devemos prestar especial atenção por ser tão perfeita. Os nossos olhos são uma das partes mais fascinantes e complexas do corpo, dos quais devemos cuidar devidamente, e se necessário usar óculos ou lentes, como as da Essilor.

Mas o que sabemos realmente sobre eles? Porque é que a cor dos olhos varia tanto de uma pessoa para outra? Porque é que algumas pessoas têm olhos de cores diferentes? O que significa ter olhos cinzentos? Ou ter olhos claros? O olho humano é fascinante e é por isso que dedicamos algum espaço para dar a conhecer 50 curiosidades sobre os olhos.

Curiosidades Sobre os Olhos

50 curiosidades sobre os olhos surpreendentes

Pronto para mergulhar no universo ocular? Estamos certos que muitas destas curiosidades responderão a algumas das suas questões sobre os olhos. Qual acha que é a cor dos olhos mais comum na Terra? Que percentagem da população tem olhos verdes? Provavelmente são menos do que pensa.

  1. Pensa-se que os olhos se desenvolveram primeiro nos animais, de uma forma muito básica, há cerca de 550 milhões de anos atrás.
  2. A cor dos olhos mais comum no mundo é castanho.
  3. O olho humano tem os músculos mais rápidos do corpo. Daí o ditado “num piscar de olhos” para se referir a algo que acontece muito rapidamente.
  4. Vemos com os nossos cérebros, não com os nossos olhos. Os nossos olhos funcionam como uma câmara que capta a luz e envia os dados para o cérebro.
  5. Os cães não conseguem distinguir entre o vermelho e o verde.
  6. Temos dois olhos para nos dar percepção de profundidade, a sobreposição de duas imagens permite-nos determinar a que distância está um objecto.
  7. A cor dos olhos é determinada pela quantidade de melanina na íris.
  8. Os olhos cansam-se ao ler ou ao olhar para um computador porque piscamos com menos frequência. E se usar lentes Essilor, não se esqueça das gotas para a hidratação.
  9. Entre as muitas curiosidades sobre os olhos esta seja uma que parece impossível, a verdade é que há pessoas a dormir frequentemente com os olhos abertos, o que pode ser um problema para a visão. Esta condição chama-se lagoftalmia noturna.
  10. Pestanejamos mais quando falamos.
  11. Estima-se que apenas 2% da população tem olhos verdes, o que os torna os mais raros do mundo.
  12. As pessoas em geral leem 25 vezes mais devagar no ecrã do que no papel.
  13. Diz-se que a primeira pessoa com olhos azuis terá vivido entre 6.000 e 10.000 anos atrás.
  14. É impossível espirrar com os olhos abertos.
  15. O olho de uma avestruz é maior do que o seu próprio cérebro.
  16. O olho humano pode distinguir 500 tons de cinzento.
  17. Pestanejamos uma média de 4.200.000 vezes por ano.
  18. A córnea é o único tecido do corpo humano que não contém vasos sanguíneos.
  19. Fumar afeta negativamente a visão. Aumenta as hipóteses de desenvolver cataratas e/ou degeneração macular, especialmente à medida que envelhece.
  20. Os cílios têm uma esperança média de vida de cinco meses. Se alinhassem todas as pestanas de uma vida humana, elas teriam 30 metros de comprimento.
  21. Um recém-nascido pode chorar, mas não produz lágrimas. Os bebés não produzem lágrimas até terem cerca de seis semanas de vida.
  22. Nas condições certas, os humanos podem ver a luz das velas a 22 quilómetros de distância.
  23. Os olhos de um camaleão são independentes um do outro, permitindo-lhes olhar em duas direções diferentes ao mesmo tempo.
  24. Os olhos contêm cerca de 107 milhões de células sensíveis à luz, assim como 100 milhões de células chamadas varetas que ajudam a ver melhor no escuro.
  25. As pessoas com olhos azuis partilham um antepassado comum com todas as outras pessoas de olhos azuis do mundo.
  26. O maior olho do planeta pertence à lula gigante, que mede cerca de 27 cm de diâmetro.
  27. Heterocromia refere-se a uma condição em que os olhos são de cores diferentes.
  28. A heterocromia pode ser total, envolvendo um olho de cada cor, ou parcial, onde em ambas as íris podemos encontrar uma secção de uma cor claramente diferente do resto do conjunto.
  29. Os olhos são o segundo órgão mais complexo depois do cérebro.
  30. As pestanas de um camelo podem ter até 10 cm de comprimento. Eles ajudam a proteger os seus olhos da areia do deserto.
  31. O espaço entre as sobrancelhas chama-se glabela. Sabia disso? Mais uma nova palavra para juntar ao seu vocabulário neste artigo sobre curiosidades oculares.
  32. Quanto mais velhos envelhecemos, menos lágrimas produzimos.
  33. A cegueira cromática é mais comum nos homens.
  34. As cobras não têm pálpebras, apenas uma membrana fina que cobre o olho.
  35. Os transplantes oculares são atualmente impossíveis devido à sensibilidade do nervo óptico.
  36. Apenas um sexto do globo ocular humano é exposto.
  37. Os Maias acreditavam que os olhos vesgos eram atraentes e faziam esforços para assegurar que os seus filhos ficassem vesgos.
  38. O globo ocular pesa cerca de 28 gramas.
  39. Esta curiosidade dos olhos ainda está por explicar. Embora a função das lágrimas seja manter os olhos limpos, os cientistas ainda não compreendem porque choramos quando estamos tristes.
  40. As corujas são a única ave que pode ver a cor azul.
  41. O narizes também escorre quando choramos porque as lágrimas vão para as nossas cavidades nasais.
  42. 80% das nossas memórias são determinadas pelo que vemos.
  43. Enquanto uma impressão digital tem 40 características únicas, uma íris tem 256. É por isso que os scans de retina são cada vez mais utilizados para fins de segurança.
  44. Se o olho humano fosse uma câmara digital, teria 576 megapixels.
  45. As pessoas com olhos azuis tendem a ter uma maior tolerância ao álcool.
  46. Os escorpiões podem ter até 12 olhos, e a medusa da caixa tem 24.
  47. Os porcos-da-índia têm os olhos nos lados da cabeça, pelo que têm dificuldade em medir alturas.
  48. Uma minhoca não tem olhos.
  49. Uma coruja pode ver um rato em movimento a mais de 45 metros de distância.
  50. Numa vida média, os olhos vêem 24 milhões de imagens diferentes, e esta é uma delas.

 

À parte destas curiosidades sobre a vista, há que referir que os olhos são uma parte importante da nossa saúde. A maioria das pessoas confia nos seus olhos para ver e dar sentido ao mundo que as rodeia. Contudo, é preciso também ter cuidado dos olhos pois existem algumas doenças oculares que podem levar à perda da visão, pelo que é importante identificar e tratar estas doenças o mais cedo possível.

Nesse sentido, é importante fazer exames à vista com frequência, ou se desenvolver problemas de visão. Tal como é importante manter o corpo saudável, também precisa de manter os seus olhos saudáveis.

Para manter uma boa saúde ocular aconselhamos que tenha uma dieta saudável e equilibrada, mantenha um peso saudável, faça exercício regularmente, use óculos de sol, use óculos de proteção, evite fumar, conheça o historial médico da sua família, conheça os seus outros factores de risco, se usa lentes de contacto, tome medidas para prevenir infecções oculares, e por fim dê um descanso aos seus olhos.

15

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...