babilonia

Porque foram construídos os Jardins Suspensos da Babilónia?

jardins suspensos da babiloniaEntre as 7 maravilhas do mundo antigo, há uma que nos desperta especialmente a atenção: os Jardins Suspensos da Babilónia. Perante as demais construções, que são edifícios ou estátuas portentosas, como por exemplo o Colosso de Rodes ou o Farol de Alexandria, destaca-se este peculiar jardim em pleno centro de uma cidade impressionante, mas cuja origem não é clara. Para além disso, as evidências da sua existência apenas foram encontradas ainda há poucos anos.

babilonia

Como eram os Jardins Suspensos da Babilónia?

Segundo os historiadores gregos, os Jardins Suspensos da Babilónia eram uma espectacular manifestação da vegetação da época. Mediam mais de cem metros de largura e de comprimento, e atingiam uma altura entre 25 a 90 metros, consoante o historiador consultado.

Apesar da pouca precipitação nas terras da Mesopotâmia (que hoje conhecemos como Iraque), estes jardins maravilhosos sempre estiveram bem irrigados e nunca lhes faltou água. Para isso, os babilónios construíram canalizações e sistemas de rega para fazer subir a água até aos terraços e regar toda esta frondosa vegetação.

Na verdade, os Jardins Suspensos da Babilónia não estavam suspensos, apenas se encontravam plantados em grandes vasos em diferentes níveis. Quando a vegetação crescia e ficava pendurada, dava a sensação de estar suspensa no ar. Com efeito, até haveria árvores que de acordo com a lenda teriam crescido tanto que podiam ser vistas de fora das muralhas da cidade.

Nabucodonosor II

A lenda da construção dos Jardins Suspensos da Babilónia

Actualmente ninguém sabe quais foram os motivos para a construção dos espectaculares Jardins Suspensos da Babilónia. Mas existem algumas teorias:

  • Por um lado, há quem defenda que o rei Nabucodonosor II, fiel amante e apaixonado pela sua esposa, decidiu animá-la porque esta sentia uma grande nostalgia pelas terras férteis e frondosas de onde era originária. Por essa razão mandou construir este jardim em plena cidade trazendo rochas que simulavam as montanhas.

7 maravilhas do mundo

  • No entanto, também é verdade que durante os séculos VII e VI antes de Cristo, a cidade da Babilónia esteve envolvida em várias guerras, das quais Nabucodonosor II saiu vitorioso, e terá decidido embelezar a cidade. Data da mesma época dos Jardins Suspensos da Babilónia a Porta de Ishtar, por exemplo.

Seja como for, a lenda da magnificência dos Jardins Suspensos da Babilónia chegou até aos nossos dias com força. Mais uma vez o ser humano mostrou que é capaz de realizar obras impossíveis com o simples uso do engenho e da criatividade.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...