É verdade que viajar é uma das melhores formas de nos revitalizarmos, de aprendermos coisas novas e de explorarmos o mundo. Mas a única coisa que pode tornar esta experiência ainda melhor é viajando sozinhos.
A melhor parte de viajarmos sozinhos são as experiências ao longo do caminho, que de outra forma não seria possível termos.
Aqui ficam 5 coisas que apenas podes conhecer quando viajas sozinho.
Sensação de liberdade
Para começar, viajar sozinho dá-nos uma sensação de liberdade e uma responsabilidade sem precedentes para com nós mesmos, uma vez que temos obrigatoriamente de ser independentes pois estamos longe dos amigos e da família.
Sensação de não compromisso
Quando saímos com a família, amigos ou mesmo com a nossa cara-metade, temos de abrir mão dos nossos gostos individuais, de seguir horários e de respeitar as preferências dos outros. Este não é o caso quando viajamos sozinhos. Podemos fazer os nossos próprios planos, estabelecer os nossos horários e viajar ao nosso ritmo.
Sentido real do valor do dinheiro
Viajar implica gastos não previstos, atrasos, preços inflacionados e muitas outras coisas que nos vão ajudar a aprender a administrar o nosso dinheiro e a viver apenas com o que temos disponível.
Sensação de controlo
Quando vivemos o dia-dia na cidade, vamos trabalhar, saímos com os amigos, fazemos exercício e voltamos novamente para casa. No meio disto tudo, é pouco provável virmos a estar sob pressão e termos de enfrentar situações difíceis. O problema é que isso é uma rotina que nos torna cada vez mais alheados do resto do mundo.
Em contrapartida, quando viajamos sem companhia provavelmente vamos ter de lidar com situações difíceis e inesperadas, o que acaba por nos preparar para o pior. A parte positiva disto são as lições de vida que vamos aprendendo pelo caminho fora.
Sentido de auto despertar
Uma viagem a um lugar novo revitaliza os nossos sentidos e dá-nos uma folga da rotina do dia-a-dia. Há um despertar dos sentidos que nos refresca a mente e a alma. Quando viajamos sozinhos começamos a ter uma perspectiva diferente sobre a vida, pois vamos conhecendo novas pessoas, culturas, tradições e (porque não?) gastronomias.
Não penses mais e começa a planear uma viagem solitária e de auto-conhecimento.