Urticária aquagênica

Urticária aquagênica, a alergia à água

Urticária aquagênicaEmbora possa parecer incrível, uma vez que a água é um dos elementos mais necessários à vida, existem pessoas que apresentam uma grande reacção alérgica a ela, mostrando urticária, comichão e diversos sintomas alérgicos na pele. Conhecida na medicina como urticaria aquagência, trata-se de uma doença estranha, da qual apenas existem 30 casos documentados nos registos médicos (uma media de 1 caso por cada 230 milhões de pessoas), colocando as pessoais com este problema numa situação quase insustentável.

Segundo foi revelado pelos estudos mais recentes, a urticaria aquagênica poderá ser uma consequência da presença na pele de um determinado antigénio normalmente hidrossolúvel, que ao entrar em contacto com a agua (sem importar a temperatura a que se encontra) dissolve-se nela e emerge da pele obrigando as células cutâneas a libertar histamina no processo. A última consequência deste processo é a aparição de prurido e urticária, assim como outros sintomas próprios da alergia. Nestes casos, os afectados não podem estar dentro de uma piscina mais do que 1 minuto, começando a apresentar os sintomas da alergia apenas decorrido este período de tempo.

É uma situação deveras desagradável que a água, esse líquido essencial à vida, possa desencadear uma reacção tão desagradável (e por vezes insuportável), tornando algo tão normal e necessário como um banho ou um simples duche num enorme desafio para os afectados.

Nestes casos torna-se necessário usar substâncias químicas não baseadas em agua, e que ainda devem ser pouco agressivas à pele. Também já se verificou a eficácia do tratamento com atropina, suavizando imenso a resposta alérgica do afectado em contacto com a água.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...