doenças mentais

Transtornos de Personalidade Curiosas e Personagens Fictícias

O que é isto? Transtornos de personalidade e personagens fictícias? Personagens transtornados? Transtornos de personalidade em personagens de banda desenhada?
Existe uma série de transtornos de personalidade neurológicos ou psicológicos, desde leves a graves, que apresentam sintomas que lembram o comportamento de alguma personagem de ficção. E para se ter uma ideia dos sintomas a que o transtorno se refere, costuma-se dar o nome da personagem fictícia em questão.
complexo de édipoAlguns são conhecidos de quase toda a gente, como por exemplo os complexos de Édipo ou de Electra.
No complexo de Édipo há um conjunto complexo de emoções e sentimentos infantis, caracterizados pela presença simultânea de desejos amorosos e hostis para com os respectivos progenitores. Geralmente o desejo amoroso do filho é em relação à mãe e hostil para com o pai.
Sigmund Freud assim o designou ao inspirar-se no mito de Édipo na mitologia grega clássica.
O complexo de Electra foi proposto por Carl Gustav Jung para designar a contraparte feminina do complexo de Édipo e também foi inspirada na mitologia grega clássica. Trata-se de uma fixação afectiva ou mesmo paixão em relação ao respectivo pai por parte de uma filha, que pode também conduzir a uma situação de rivalidade em relação à mãe.
transtornos de personalidadeTambém é muito conhecido o síndrome de Peter Pan, designação feita pela primeira vez pelo psicólogo norte-americano Dan Kiley, em referência à personagem criada por J.M. Barrie.
Tal como essa personagem, quem tem este transtorno mostra um desfasamento patológico entre a sua idade real e a maturidade efectiva e real. São pessoas que resistem ao crescimento, egoístas, que fogem das responsabilidades do mundo dos adultos, que culpam os outros pelos seus problemas. São incapazes de se desenvolverem no mundo laboral ou de manter uma relação afectiva por medo do compromisso.
Alguns autores falam também da síndrome de Wendy para se referirem a mulheres incapazes de controlar a sua vida. Mas por outro lado, tentam controlar a vida do marido e dos filhos através de uma atitude maternal. Mostram uma obsessão doentia para satisfazer os outros com medo de serem rejeitadas ou abandonadas.
síndrome de Munchausen é uma referência à personagem principal das surpreendentes aventuras do barão de Munchausen, de Rudolf Erich Raspe.
As pessoas com esta síndrome auto mutilam-se ou ficam doentes de propósito para assim conseguirem a atenção e os cuidados das pessoas que as rodeiam. Há ainda outra variedade deste transtorno, denominada síndrome de Munchausen por proximidade, onde a pessoa com este problema faz com que os outros adoeçam para assim poder cuidar deles abnegadamente.
doenças mentaisA síndrome de Alice no país das maravilhas é um transtorno neurológico que afecta o sentido da vista. Quem tem esta síndrome é afectado por alterações na forma, tamanho e situação espacial dos objectos. E têm também uma percepção distorcida da sua própria imagem corporal, os que os faz sentir-se maiores ou mais pequenos do que realmente são.
Este transtorno existe sob duas formas distintas: a micropsia (quando os transtornados percebem os objectos mais pequenos do que realmente são) e a macropsia (onde os objectos parecem maiores do que o seu tamanho real).
A síndrome de Dorian Gray recebe o seu nome do romance de Óscar Wilde intitulado o “rato de Dorian Gray”.
Este transtorno caracteriza-se pela preocupação excessiva pela aparência pessoal e pelo medo de envelhecer. Refere-se à obsessão patológica pela própria imagem e pelo desejo de ser atraente. Isto pode levar a situações perniciosas para a saúde, como por exemplo transtornos de personalidade na alimentação, uso excessivo de cosméticos, abuso de medicação para emagrecer e submeterem-se a operações de cirurgia plástica ou tratamentos de estética desnecessários. Tudo isso para manter uma aparência juvenil.
E tu? Já conhecias algum destes transtornos de personalidade curiosos?
7

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...