transtornos de personalidade curiosos

Transtornos de Personalidade Curiosas e Personagens Fictícias (2)

O que é isto? Transtornos de personalidade e personagens fictícias? Personagens transtornados? Transtornos de personalidade em personagens de banda desenhada?
Existe uma série de transtornos de personalidade neurológicos ou psicológicos, desde leves a graves, que apresentam sintomas que lembram o comportamento de alguma personagem de ficção. E para se ter uma ideia dos sintomas a que o transtorno se refere, costuma-se dar o nome da personagem fictícia em questão.
transtornos de personalidadeA síndrome da bela adormecida ou de Kleine-Levin, é um transtorno neurológico pouco frequente e caracterizado por uma sonolência excessiva e hipersonia (períodos de sono prolongado – no mínimo de 18 horas), para além de desorientação, deterioração das capacidades mentais e alucinações. O excesso de horas de sono provoca outros transtornos do tipo alimentar e sexual, que se manifestam num aumento do apetite durante os períodos de vigília.
A síndrome de Otelo ou celotipia é um transtorno delirante em que a pessoa tem ciúmes doentios e está firmemente convencida que o seu companheiro/a lhe é infiel. E assim comporta-se de forma obsessiva, enquanto constrói um relato baseado em dados irracionais, ao mesmo tempo que tenta recolher provas que provem os seus pensamentos.
A síndrome de Otelo vai buscar a designação à obra de Shakespeare com o mesmo nome, onde o protagonista mata Desdémona possuído por ciúmes doentios.
A síndrome de madame Bovary ocorre quando há um estado de insatisfação crónica, especialmente no campo afectivo. Acontece quando os anseios e aspirações dessa pessoa são desproporcionais em relação às suas possibilidades, o que dá origem a uma frustração quando confrontada com a realidade.
Esta designação tem origem na personagem de Emma Bovary, protagonista do romance Madame Bovary de Gustave Flaubert, convertida no protótipo da insatisfação conjugal.
transtornos de personalidade curiososA síndrome de Rapunzel é um transtorno intestinal muito raro, o qual resulta de transtornos psicológicos. O paciente sofre de tricofagia, que consiste na ingestão do próprio cabelo. Os sucos gástricos não são capazes de dissolver completamente o cabelo ingerido, o que dá origem a problemas intestinais, como por exemplo uma obstrução severa.
Por vezes a tricofagia combina-se com a tricotilomania, que é um hábito ou comportamento recorrente e irresistível que consiste em arrancar o próprio cabelo da cabeça ou pêlo de outras zonas do corpo.
A síndrome de Ulisses ou do emigrante com estresse crónico e múltiplo é um transtorno psicológico que afecta os imigrantes que vivem situações extremas. É um quadro reactivo ao estresse motivado pela separação forçada dos entes queridos, à luta pela sobrevivência, ao medo constante, à ruptura do instinto de apego, de ficar indefeso e ter falta de oportunidades.
O nome é inspirado no mítico herói Ulisses, o qual viveu inúmeras adversidades e perigos longe de casa.
A síndrome de Poliana ou polianismo é um transtorno psicológico que consiste na sublimação do optimismo. Quem padece desta síndrome é demasiado optimista e incapaz de ver ou enfrentar o lado mau das coisas, por muito evidente que isso seja. Têm uma visão distorcida da realidade e moldam-na à sua visão feliz, com base numa perspectiva irreal.
Vai buscar o nome à personagem de Poliana, uma criança optimista de um romance escrito por Eleanor H. Porter.
7

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...