São construções que precisamente pelas falhas cometidas na sua construção, acabaram por se tornar famosas. Provavelmente se não tivessem inclinadas, hoje em dia não seriam conhecidas… A quem interessaria a Torre de Pisa, ao lado dos maravilhosos monumentos existentes em toda a Itália, se não estivesse inclinada, e em risco de cair? Provavelmente a ninguém… mas não é caso único, aqui apresentamos uma lista de algumas torres inclinadas a visitar quanto antes… que caiam…
Torre de Pisa, Itália
Esta é a mais conhecida de todas a torres pela sua inclinação de 4 graus sobre a vertical. Naturalmente que este campanário não foi idealizado para ser inclinado, tendo a inclinação começado durante a sua construção e continuado, tendo mesmo sido necessário substituir o mármore de algumas colunas por materiais mais adequados.
Tentar endireitar a torre foi algo que sempre se tentou fazer, embora sem resultados satisfatórios. O máximo que se conseguir fazer foi travar e melhorar um pouco a inclinação, operação realizada à cerca de 7 anos, deixando a variação máxima fixada em 3,9 metros. Vários sistemas já foram tentados para endireitar a torre, alguns dos quais ainda pioraram a situação, e o mais eficaz foi o que parece mais lógico: retirar terra da parte mais elevada, fazendo com que a torre assentasse para esse lado. Para já, estima-se que a torre consiga estar erguida por mais 300 anos.
Torre de Suurhusen, Alemanha
A capela de Suurhusen foi erguida em 1450, e a inclinação da sua torre é de 5,07 graus, e foi devida aos pilares de madeira nas fundações apodrecerem, em consequência da humidade do terreno onde foi construída. A torre desta localidade na Alemanha, perto da fronteira com a Holanda, foi encerrada ao publico em 1975, por risco evidente de desmoronamento, mas apenas 10 anos depois e após um reforço das fundações foi reaberta. É considerada a torre antiga mais inclinada do mundo.
Torre de Torun, Polónia
Foi construída no século XIII como baluarte defensivo da cidade de Torun, com uma altura inicial de 15 metros. A torre começou a inclinar-se devido a estar situada sobre um terreno arenoso. Actualmente tem uma inclinação de pouco mais de 5 graus.
Torres de Saragoça, Espanha
Referimo-nos à já desaparecida torre nova, construída em 1512 e derrubada por razões de segurança em 1892, derivado à sua excessiva inclinação e altura. Originalmente erguida para albergar no seu interior o relógio da cidade. A sua inclinação foi derivada a uma diferença nas fixações entre a zona norte e a sul, o que provocou uma inclinação por diferença de tensões.
Campanário de Bristol, Inglaterra
Começou a inclinar-se após a sua construção. 500 anos depois, após um bombardeamento durante a segunda guerra mundial, os engenheiros colocaram cargas explosivas para a derrubar, tendo por mero acaso um habitante de Bristol perguntado aos engenheiros o que faziam… os engenheiros disseram que era um perigo dado a sua inclinação, ao que o habitante lhes respondeu: “Se já está assim à 500 anos e sobreviveu a um bombardeamento, o melhor é deixá-la como está”, e assim foi.
Torres de Bolonha, Itália
Garisenda e Asinelli são duas torres na cidade italiana de Bolonha construídas cerca do ano de 1100 e a sua história é no mínimo curiosa: a mais alta tinha originalmente uma altura de 60 metros, que foram ampliados para os 97,6 actuais, enquanto a mais baixa tinha inicialmente 60 metros, mas foi necessário que fosse “cortada”, pois 300 anos depois da sua construção o terreno começou a ceder, tendo actualmente 48 metros.
Torres KIO, Espanha
Convertidas no símbolo da Madrid moderna, as torres Kio têm uma inclinação de 14,9 graus e são um feito da engenharia. Compostas por um conjunto de torres que se inclinam, uma para a outra, são um dos postais da capital espanhola. O seu nome deriva dos promotores da construção (Kuwait Investments Office). Foram os primeiros arranha céus construídos em todo o mundo.
Torres Inclinadas de Pequim, China
Devido aos jogos Olímpicos celebrados na capital chinesa em 2008 a cidade sofreu grandes mudanças, uma das quais foi a edificação de duas torres inclinadas e unidas na parte superior. Actualmente são a sede da televisão chinesa.