tornado de fogo

Tornado de fogo

tornado de fogoSabias que existem mesmo tornados de fogo? É verdade o tornado de fogo existe e por vezes pode causar estragos.

Um tornado de fogo ou um remoinho de fogo é um raro fenómeno físico.

O fogo (em determinadas condições) pode formar uma coluna semelhante a um tornado tradicional.

A maioria destes tornados tem origem em incêndios florestais quando as correntes de ar quentes ascendentes e convergentes formam um vórtice no local onde o vento converge com o fogo e a força de rotação força as chamas para dentro e para cima.

O ar circundante aquece muito rapidamente e ascende, elevando com ele as chamas. Se o ar quente girar em círculo pode formar um remoinho que resulta numa coluna de ar em chamas parecida com um tornado.

Normalmente alcançam alturas na ordem dos 10 a 50 metros e poucos metros de largura, durando apenas alguns minutos, embora por vezes possam originar ventos com velocidades superiores a 160 km/h e durar mais de 20 minutos.

 

Um tornado de fogo catastrófico

No Grande Terramoto de Kanto no Japão em 1923, houve um grande número de vítimas devido a um tornado de fogo originado pelas chamas que destruíam Yokohama. O terremoto ocorreu às 11:58 quando muitas pessoas estavam a preparar o almoço em fogões de carvão ou lenha. Durante o terremoto, muitos destes fogões caíram e causaram incêndios que não puderam ser controlados.

Havia ventos fortes devido a um tufão vindo do norte do Japão e isso fez com que o fogo se espalhasse rapidamente e se transformasse em redemoinhos de fogo em muitas cidades japonesas. A catástrofe aconteceu quando perto de 38.000 pessoas que se refugiavam num espaço aberto no centro de Yokohama foram incinerados pelo tornado de fogo que varreu o espaço por três vezes. A área era um terreno aberto e as pessoas refugiaram-se ali na esperança de evitar os incêndios que se espalhavam pela cidade. Infelizmente, porque a área era completamente aberta, sem árvores ou intervalos naturais de qualquer tipo, o tornado de fogo varreu tudo e todos, matando quem estava no seu caminho.

Felizmente que estes eventos são raros porque em certas condições podem ser mortais, como pudemos ver.

Para terminar fica um vídeo de um tornado de fogo durante um incêndio na Austrália:

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...