Tipos de Gladiadores

4 Tipos de Gladiadores da Roma Antiga

Tipos de GladiadoresA luta de gladiadores seria praticamente o único entretenimento dos cidadãos do Império Romano, pelo que estes mercenários até acabavam por se tornar numa espécie de ídolos para a plebe. Os mais aclamados seriam o equivalente nos nossos tempos a uma estrela de rock ou a um futebolista famoso. Batiam-se em duelo entre eles e lutavam contra animais ou condenados à morte, pelo que os espectadores dos espectáculos no Coliseu tinham sempre muito sangue e violência garantidos. Havia vários tipos de gladiadores na Roma Antiga e vamos saber quais eram os mais brutais.

Estes lutadores de elite eram formados em escolas especializadas para aprender todas as técnicas de combate que posteriormente fariam as delícias do público. Esta “formação especializada” era brutal e os futuros gladiadores tinham que estar dispostos a quase tudo. Segundo vários historiadores, este costume das lutas entre pessoas como forma de entretenimento já vinha dos antigos etruscos. Cada um destes tipos de gladiadores estava preparado para lutar contra outra classe determinada. Ou seja, não podiam lutar todos contra todos sem qualquer regra porque os armamentos de cada um estavam pensados para as características dos seus oponentes e vice-versa. Se queres conhecer os diferentes tipos de gladiadores, então este artigo é para ti.

 

Trácios

Tipos de Gladiadores da Roma AntigaO equipamento deste tipo de gladiadores era simples. Apenas levavam um pequeno escudo rectangular e uma espada muito curta com a ponta curva. Tinham ainda uma armadura para as pernas e outra para o braço da espada, uma vez que praticamente não tinham protecção porque o escudo era diminuto. Como o nome indica, esta classe de lutadores era inspirada nos clássicos guerreiros da Trácia (Grécia). Enfrentavam geralmente um mirmilão, oferecendo espectáculos que assemelhavam às guerras dos legionários romanos nos outros países.

 

Mirmilões

Tipos de Gladiadores de RomaEstes gladiadores também eram conhecidos como “homens peixe”, pois utilizavam um capacete com um peixe na lateral. Usavam uma das armas mais famosas no mundo dos gladiadores, precisamente a que lhes dava o seu nome: o gládio. Era curta e perfeita para o combate corpo a corpo que praticavam. O escudo também era rectangular como o dos trácios, mas muito maior e curvado. Completavam o equipamento com uma túnica curta e um cinturão largo, para além do já referido capacete com um alto-relevo em forma de peixe de onde deriva o seu curioso nome. Os gladiadores que os mirmilões enfrentavam eram normalmente os trácios, os reciários ou os hoplómacos que imitavam a vestimenta dos hoplitas gregos.

 

Reciário

gladiadoresA característica que mais diferenciava os reciários ou retiários dos outros tipos de gladiadores romanos é a rede que traziam consigo para apanhar os seus adversários. O resto das suas armas podiam ser um tridente e um punhal de lâmina curta (púgio). O reciário usava uma armadura só num dos braços (manica: manga), e uma protecção no ombro (galero). O seu vestuário limitava-se a um tipo de tanga (subligar) preso por um cinto largo ou por uma pequena túnica com pouco acolchoamento; não usava protecção nos pés nem na cabeça. Dado que tinham pouco equipamento, eram uma das classes de gladiadores mais baixas. Ainda costumavam lutar contra outros fortemente protegidos, pelo que morriam bastantes durante os combates.

 

Secutor

secutorNo outro extremo em relação aos gladiadores anteriormente descritos, tínhamos o secutor que era o gladiador mais bem equipado e protegido de entre todos os que lutavam nos coliseus. Estavam armados com uma espada curta como as referidas anteriormente, um escudo muito parecido ao dos legionários romanos, um capacete esférico e uma armadura quase completa. O seu adversário mais comum era o reciário. Como este usava uma rede, tinham a vantagem de ter poucos elementos que pudessem ser agarrados pela rede. No entanto, a fraqueza destes gladiadores era precisamente toda a protecção que usavam ser bastante pesada. Podiam levar mais de vinte quilos de equipamento em cima, pelo que os outros gladiadores moviam-se rapidamente de um lado para outro de forma a cansá-los rapidamente.

 

Como é sabido, os espectáculos com gladiadores na Roma Antiga tinham imensa importância para os habitantes em todo o império. Sabias que durante algum tempo até houve mulheres gladiadoras?

Agora também gostávamos de saber a tua opinião acerca destes lutadores que deixavam a vida nas arenas dos circos romanos. Qual destes tipos de gladiadores achas que era favorito para ganhar uma luta? Sabias que havia tantas classes de lutadores na Roma Antiga? Qual a tua opinião sobre as lutas de gladiadores? Eram uma selvajaria ou algo normal para a época? Como sempre, gostaríamos de ler os vossos comentários pois ajudam-nos a crescer e é uma forma de agradecimento pelo nosso trabalho de recolha de informação.

3

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...