Sorrir faz o mesmo à nossa saúde que o exercicio fisico

Sorrir faz o mesmo à nossa saúde que o exercicio fisico

Que sorrir faz bem a saúde, todos sabiamos, só não tínhamos ainda a comprovação científica.
De acordo com um estudo realizado pelo norte americano Lee Berk e apresentado na Conferência Esperimental Biology realizada na Califórnia, 20 minutos de riso equivalem a 20 minutos de exercício físico. Isso quer dizer que tanto faz você pedalar, correr, nadar… por um período qualquer, como ficar sorrindo as gargalhadas por igual espaço de tempo.
Para descobrir os benefícios que o riso faz ao corpo, Berk e sua equipa da Universidade Luma Linda, nos Estados Unidos, seleccionaram um grupo de 14 pessoas saudáveis e as expuseram a 20 minutos de um vídeo engraçado de comédia. No início e no final da sessão, essas pessoas foram submetidas a vários exames e tiveram os níveis de hormonas do stress, pressão arterial e colesterol medidos.
Ele descobriu que devido às gargalhadas a pressão arterial sistólica dos envolvidos foi reduzida de 120 para 110, enquanto o mau colesterol no sangue caiu de 168 para 162 mg/dl. Esses benefícios estariam associados a uma redução nos níveis de cortizol e adrenalina, principais hormonas responsáveis pelo stress.
Constatou, também, que o riso pode melhorar o estado de espírito de uma forma geral e fortalecer as defesas do organismo, aumentando a produção de anticorpos, da actividade celular dos linfócitos T e das “células assassinas” (NK). Esses mesmos efeitos não foram observados, nos mesmos pacientes, após sua exposição por 20 minutos, a um outro vídeo não cómico.
Outra consequência atribuída ao riso é a mudança nos padrões de apetite. Assim como os exercícios físicos, o riso reduz os níveis de leptina, uma hormona responsável pela saciedade e aumenta os níveis de grelina, substância responsável pelo apetite. Isso pode muito bem ser útil para pessoas que perderam o desejo de comer, devido, por exemplo, a uma depressão ou a qualquer outra condição médica crónica.

Um Comentário

  1. Rosane
    Abr 17th

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...