raio globular

Serão os raios globulares a resposta para o mistério dos ovnis?

raio globularUm dos enigmas que mais intriga os meteorologistas e cientistas são os estranhos e invulgares raios globulares, uma série de flashes de luz vistos por testemunhas um pouco por todo o mundo e muitas vezes confundidos com ovnis.

Estas bolas de luz resplandecentes surgem repentinamente no céu, e, tão depressa como aparecem, logo se esfumam misteriosamente. Mais de dez mil pessoas já reportaram este fenómeno apenas nos Estados Unidos. Estas esferas de plasma causam fascínio entre os cientistas, uma vez que podem surgir de repente sem necessidade de uma fonte de energia conhecida que as produza.

raio esférico

Antecedentes científicos

Estes chamados relâmpagos globulares já foram motivo de investigação por muitos cientistas. No século XVIII houve mesmo um investigador russo que ao seguir os passos do inventor e político norte-americano Benjamin Franklin nas suas experiências com a electricidade, acabou por ser fulminado por uma estranha esfera de luz.

Também o famoso cientista Nicola Tesla conseguiu reproduzir com sucesso no seu laboratório um relâmpago esférico em inícios do século XX, quando realizava experiências com alta tensão eléctrica. No entanto, este fenómeno pouco mais interesse despertou nos físicos e investigadores.

raio globular

Raios globulares ou esféricos: uma anomalia física?

Um grupo de investigadores da força aérea norte-americana também conseguiu recriar estas peculiares bolas de luz em laboratório. Num cubo de água salina e ajudados por um eléctrodo que fez as vezes de condutor, conseguiram estimular uma carga eléctrica que criou um arco por cima do electrólito salino, o qual tomou a forma de uma esfera que começou a flutuar tal como um balão cheio de hélio.

O que conseguiram concluir desta experiência foi que a esfera era composta de plasma e que a sua formação depende de muitos factores particulares, os quais podem ir desde a temperatura, do clima, até uma infinidade de causas ainda desconhecidas da ciência.

 

Explicação do fenómeno ovni


Para os investigadores, estas curiosidades que a natureza nos vai revelando lentamente são a prova que muitos dos mistérios que as pessoas consideram como sendo um facto (como a existência de objectos voadores não identificados) poderão ter algum tipo de explicação, como por exemplo estas misteriosas esferas de plasma que se formam na atmosfera.

Embora até ao momento estas experiências nos tenham já dado uma pequena ideia sobre os peculiares comportamentos destas cargas eléctricas atmosféricas, não são ainda suficientemente conclusivos para afirmar de forma taxativa a razão pela qual eles acontecem na natureza.

raio redondo

Mas agora também gostaríamos de saber qual a tua opinião. Achas que os raios globulares serão a resposta para muitos dos casos de ovnis reportados em todo o mundo? São apenas um fenómeno natural?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...