Sabes qual o mamífero com a língua maior?

Sabes qual o mamífero com a língua maior?

 

Se tivesses a tua língua tão grande como a do morcego do néctar, poderias lamber os dedos dos pés estando de pé. Extraordinário, não?

Uma nova espécie de morcego chamada de Longirostro Andino (Anoura fistulata) endémico do Equador, tem a língua maior de todos os mamíferos e entre os vertebrados é a segunda maior língua depois do camaleão.

Foi descoberto nas florestas tropicais húmidas no sopé das montanhas dos Andes no Equador. É diferente das outras espécies de Anoura por ter um lábio inferior grande e a sua língua tão grande que alcança uma longitude de 150% em relação ao tamanho do corpo (tem um alcance de 8,9 cm), e parece que tem esta estranha característica devido à sua estrita relação com uma flor.

Os investigadores sugerem que este morcego desenvolveu a língua para alimentar-se do néctar que está escondido na campânula da flor com o nome cientifico de Centropogon nigricans.

Noutros morcegos (assim como em seres humanos) a língua começa na base da cavidade bucal, assim a única forma de esticar a longitude da língua seria o crescimento de um maxilar igualmente largo. Mas no caso do Anoura fistulata, em lugar de desenvolver um focinho maior, “empurrou” a base da língua mais para trás para o interior da caixa torácica, guardando a língua entre o coração e o esterno.

Cada vez fico mais impressionado ao conhecer os fantásticos animais deste mundo!

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...