Por sorte, os macacos aperfeiçoaram esta técnica e alguma alma caridosa observou e encarregou-se de o partilhar com o resto da humanidade.
Um fruto muito popular
Anualmente são produzidas quase 140 milhões de toneladas de bananas, o que as transforma numa das frutas mais populares do mundo. A maioria (cerca de 18 %) é produzida na India. No continente americano os maiores produtores são o Brasil, Equador e Colômbia, que produzem quase 15 % das toneladas totais de banana produzidas a nível mundial. Equador, Costa Rica e Colômbia, por outro lado, são os maiores exportadores globais deste fruto.
A popularidade deste fruto é tal que quando duas das principais empresas produtoras, Chiquita e Fyffes, anunciaram que se iriam juntar, estimou-se que a empresa teria um valor de 1000 milhões de dólares e venderia uns 160 milhões de caixas de bananas por ano.
A nossa história com as bananas também não é nova. As primeiras plantações de banana na América foram fundadas pelos colonizadores portugueses no século XVI. Para essa altura, já outras culturas as cultivavam há milhares de anos. Estima-se que algumas civilizações podem ter começado a plantar bananas há mais de 6000 anos. Com uma história tão longa, é difícil acreditar que ainda não tenhamos aperfeiçoado o consumo desta fruta…
A forma correcta de descascar uma banana
Olha para a imagem. Viste como descascou a banana? Notaste a diferença? Quando queres descascar uma banana, por que extremidade o fazes? Se fizeres como a maioria, provavelmente começas pela extremidade do lado do talo e acabas por esmagar um pouco a banana ao tentar tirar a casca.
Acontece que a solução é muito mais fácil: basta apenas «apertar» a outra extremidade para que a casca se quebre e para podermos descascar facilmente a banana. Até ficamos com o talo para agarrar melhor. É assim tão simples! Como é que chegámos a adulto sem saber descascar uma banana? Para dizer a verdade também não sei, mas pelo menos agora aprendemos a fazê-lo correctamente. Pode ver melhor neste vídeo: