A maior distinção que um cientista, escritor ou activista pode receber é um dos Prémios Nobel nas suas diversas categorias. Esta é uma honra que não só torna famoso e importante o vencedor, como também já representa um prémio monetário de algum valor.
Queres saber quanto ganha cada vencedor de um Prémio Nobel? Não há um número exacto para dizer a verdade, uma vez que o montante varia consoante os resultados dos investimentos da Fundação Nobel, pelo que esse valor é ajustado todos os anos (embora seja normal manter-se estável durante longos períodos).
Quanto dinheiro ganham os vencedores dos Prémios Nobel?
Quem tiver a honra de ser escolhido como vencedor de um Prémio Nobel recebe um diploma, uma medalha, e naturalmente um cheque durante a cerimónia que é realizada todos os anos em Estocolmo na Suécia (com excepção do Prémio Nobel da Paz que tem a sua própria celebração em Oslo).
Estes prémios regem-se pelas regras deixadas por Alfred Nobel no seu testamento onde deixou todo o seu dinheiro para ser utilizado nestes galardões que são entregues desde o ano de 1901.
O dinheiro legado por Alfred Nobel faz parte de um fundo de investimento, sendo os dividendos obtidos desses investimentos utilizados como prémio monetário para os galardoados.
Desde o ano de 2012 até agora que o dinheiro recebido pelos vencedores do Prémios Nobel se tem mantido constante no valor de 8 milhões de coroas suecas, o que corresponde actualmente a cerca de 865 mil euros.
Entre 2001 e 2011 os prémios foram maiores: 10 milhões de coroas suecas, o que corresponde actualmente a cerca de 1 milhão e 82 mil euros.
Como vemos, tudo depende da economia e dos resultados dos fundos de investimentos geridos pela fundação, os quais são investidos em fundos de baixo risco para evitar grandes perdas.
Como são distribuídos os prémios monetários
Os 8 milhões de coroas suecas correspondentes a cada Prémio Nobel são repartidos equitativamente entre cada categoria.
No caso do Prémio Nobel desse ano ser entregue a duas pessoas, o Prémio é dividido igualmente entre os vencedores da categoria. Se os laureados forem três ou mais, o comité encarregue pode decidir quanto dinheiro irá cada um receber, valor esse que pode ou não ser equitativo.
Graças ao que ficou estipulado por Alfred Nobel no seu testamento, o dinheiro legado para uso nos prémios é investido, podendo os gestores retirar os juros ou rendimentos, mas nunca tocar no dinheiro original que continua a gerar novos rendimentos todos os anos.
Os Prémios Nobel nunca terão problemas em relação ao dinheiro para os prémios, uma vez que os fundos produzem excedentes todos os anos. A única coisa que muda é o valor e isso depende exclusivamente da economia. Por todas estas razões, esta foi uma excelente jogada por parte de quem ficou na história não só por ser o inventor da dinamite, mas também por ser o pai dos prémios que qualquer cientista ou intelectual sonha ganhar um dia.