Quanto recebe cada ganhador dos Prémios Nobel

Quanto recebe cada vencedor dos Prémios Nobel?

alfred nobelA maior distinção que um cientista, escritor ou activista pode receber é um dos Prémios Nobel nas suas diversas categorias. Esta é uma honra que não só torna famoso e importante o vencedor, como também já representa um prémio monetário de algum valor.

Queres saber quanto ganha cada vencedor de um Prémio Nobel? Não há um número exacto para dizer a verdade, uma vez que o montante varia consoante os resultados dos investimentos da Fundação Nobel, pelo que esse valor é ajustado todos os anos (embora seja normal manter-se estável durante longos períodos).

Quanto recebe cada ganhador dos Prémios Nobel

Quanto dinheiro ganham os vencedores dos Prémios Nobel?

Quem tiver a honra de ser escolhido como vencedor de um Prémio Nobel recebe um diploma, uma medalha, e naturalmente um cheque durante a cerimónia que é realizada todos os anos em Estocolmo na Suécia (com excepção do Prémio Nobel da Paz que tem a sua própria celebração em Oslo).

Estes prémios regem-se pelas regras deixadas por Alfred Nobel no seu testamento onde deixou todo o seu dinheiro para ser utilizado nestes galardões que são entregues desde o ano de 1901.

O dinheiro legado por Alfred Nobel faz parte de um fundo de investimento, sendo os dividendos obtidos desses investimentos utilizados como prémio monetário para os galardoados.

Desde o ano de 2012 até agora que o dinheiro recebido pelos vencedores do Prémios Nobel se tem mantido constante no valor de 8 milhões de coroas suecas, o que corresponde actualmente a cerca de 865 mil euros.

Entre 2001 e 2011 os prémios foram maiores: 10 milhões de coroas suecas, o que corresponde actualmente a cerca de 1 milhão e 82 mil euros.

Como vemos, tudo depende da economia e dos resultados dos fundos de investimentos geridos pela fundação, os quais são investidos em fundos de baixo risco para evitar grandes perdas.

premios nobel

Como são distribuídos os prémios monetários

Os 8 milhões de coroas suecas correspondentes a cada Prémio Nobel são repartidos equitativamente entre cada categoria.

No caso do Prémio Nobel desse ano ser entregue a duas pessoas, o Prémio é dividido igualmente entre os vencedores da categoria. Se os laureados forem três ou mais, o comité encarregue pode decidir quanto dinheiro irá cada um receber, valor esse que pode ou não ser equitativo.

Graças ao que ficou estipulado por Alfred Nobel no seu testamento, o dinheiro legado para uso nos prémios é investido, podendo os gestores retirar os juros ou rendimentos, mas nunca tocar no dinheiro original que continua a gerar novos rendimentos todos os anos.

Os Prémios Nobel nunca terão problemas em relação ao dinheiro para os prémios, uma vez que os fundos produzem excedentes todos os anos. A única coisa que muda é o valor e isso depende exclusivamente da economia. Por todas estas razões, esta foi uma excelente jogada por parte de quem ficou na história não só por ser o inventor da dinamite, mas também por ser o pai dos prémios que qualquer cientista ou intelectual sonha ganhar um dia.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...