holanda

Qual é a diferença entre Holanda e Países Baixos?

holandaVamos colocar um ponto final a uma pergunta que quase certamente já deves ter feito alguma vez. Países Baixos e Holanda são a mesma coisa? São duas nações diferentes? Se também tens esta dúvida, então sê bem-vindo ao clube.

Os meios de comunicação também não ajudam nada a esclarecer esta dúvida, diga-se de passagem. Muitas vezes confundem e alternam as duas expressões de forma indistinta. Quando vemos futebol, por vezes está a jogar a Holanda e outras já são os Países Baixos, o que não muda são as cores da bandeira…

Vamos então colocar um ponto final a esta dúvida existencial.

países baixosHistória, sempre a história…

Vou adiantar-me um pouco e esclarecer desde já que a forma correta de denominar este país europeu é pelo nome de (Reino dos) Países Baixos. O reino, tal como o conhecemos atualmente, formou-se em 1830, logo após a queda de Napoleão Bonaparte. O país tem 12 províncias, duas das quais chamam-se Holanda (Holanda do Norte e Holanda do Sul).

Mas como é que designa todo um país como “Holanda” quando apenas duas das suas 12 províncias se chamam assim? Para compreender isto, vamos voltar à época dourada dos holandeses. Em inícios do século XVII, a maioria das rotas de comércio marítimo estavam centradas no que hoje são estas duas províncias holandesas.

Naquela altura o país não estava unificado, nem existiam os Países Baixos. Os marinheiros, quando respondiam para onde iam fazer comércio, respondiam que iam para a Holanda. Com a passagem do tempo, a província tornou-se sinónimo do que depois viria a ser o Reino dos Países Baixos. Para além disso, as cidades mais conhecidas do país ficam localizadas na Holanda do Norte ou na Holanda do Sul… assim como os estádios de futebol mais importantes.

Agora que já sabes a diferença entre Holanda e Países Baixos, partilha este artigo com os teus amigos e faz um brilharete.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...