helio

Porque o gás hélio dá uma voz aguda

helioHá poucas coisas mais engraçadas do que inalar gás hélio e falar com essa voz de personagem de banda desenhada. Mas o que provoca esse efeito? A explicação é muito simples: o gás hélio é menos denso que o ar, pelo que as cordas vocais, expostas directamente, podem vibrar com maior frequência, provocando um tom mais agudo na voz.

A velocidade do som é de cerca dos 344 metros por segundo. Enquanto numa atmosfera com gás hélio a velocidade aumenta para os 925 metros por segundo. Quase o triplo. Por ser mais leve oferece menos resistência. Este cenário aplicado à cordas vocais permite que as vibrações sejam mais velozes.

Segundo os especialistas, não é muito recomendável abusar do gás hélio na garganta. Não é perigoso quando usado em quantidades mínimas (muito pequenas), no entanto, quando usado em doses exageradas, pode produzir asfixia ou mesmo a ruptura dos tecidos pulmonares. Existem mesmo casos de mortes ligadas à inalação de hélio, raras e isoladas, mas que aconteceram realmente. O melhor conselho é que não se inale este gás, nem sequer a brincar.

Por outro lado também existem compostos que “engrossam” a voz, tornando mais áspera. O mais conhecido é o fumo do tabaco. Embora a mudança não seja tão imediata como com o hélio, falar enquanto se fuma endurece as cordas vocais e modifica o tom de voz. Mas há ainda um outro composto que produz em efeito ainda mais divertido, o hexafluoreto de enxofre. Por ser muito denso quase não permite que as cordas vocais vibrem, fazendo com a voz soe muito mais grave, como que uma voz do além.

Mas atenção que também não é nada recomendável abusar deste composto. Quando é a própria saúde que está em causa é melhor não abusar destas brincadeiras.

Uma última curiosidade. Diz-se que a primeira vez que foi experimentado o gás hélio nas cordas vocais, que terá acontecido por puro acaso. Durante um número do circo, procurando obter um efeito engraçado, um dos palhaços experimentou durante um ensaio diferentes substâncias: ar, vários líquidos. E quando tentou com o hélio aconteceu esta surpresa.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...