porque o céu é azul

Porque o céu é azul?

porque o céu é azulNão me digam que não é incrível estar deitado de barriga para cima, no meio do campo e rodeado de cores verdes, respirando profundamente e sentindo uma paz e tranquilidade únicas. Apenas pensar nisso é repousante, mas quem nunca pensou durante esses momentos, e enquanto contemplava as nuvens a passar, sobre qual seria a razão pela qual o céu é azul e não verde ou cor-de-rosa, por exemplo. E tu, também já pensaste sobre qual a razão pela qual o céu é azul?

Claro que apesar de ficar a pensar sobre o assunto, nunca deixava de contemplar esse belo céu de um azul puro, por vezes com um sol radiante e outras tantas invadido por nuvens com formas estranhas.

Mas indo de encontro ao ponto central deste enigma, vamos começar por dizer que as cores do céu e todo o seu esplendor é apenas uma consequência da luz solar na atmosfera. Apenas uma pequena quantidade de humidade, em conjunto com algum pó e cinza suspensos na atmosfera, é o suficiente para dar uma determinada coloração ao céu.

Entrando em mais detalhes, para se poder compreender melhor a resposta a esta grande questão, imagine-se um raio de sol a incidir sobre um prisma. Nesse momento podemos verificar que a luz divide-se em várias cores, devido ao fenómeno da refracção, nomeadamente nas cores violeta, azul, verde, amarelo e vermelho. Já estão a começar a entender o principio básico? Então sigamos. Continuemos então, o raio violeta é o que se separa mais do branco e nesse momento reside a grande explicação da cor do céu. O desvio é maior nos raios de comprimento de onda curto (violeta e azul) e menor nos de comprimento de onda longos (amarelos e vermelhos), que quase não sofrem desvio.

Uma vez os raios violetas e azuis sofrem desvio, acabam por chocar com diversas partículas no ar atmosférico, alterando novamente a sua trajectória e sempre assim continuamente, uma e outra vez, fazendo como que um ziguezague constante pela atmosfera até chegar ao solo terrestre.

Finalmente, quando chega à nossa vista, não percebemos que vem directamente do sol, uma vez que aparenta vir de todas as partes do céu como se fosse uma chuva de cor azul. É por isso que o céu nos parece ser azul.

Não é fantástica a natureza?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...