agua salgada

Porque a água do mar é salgada?

agua salgadaQuantas vezes já lhes aconteceu estarem a nadar tranquilamente no mar e de repente vir uma onda e beberem água sem querer? Qual foi a primeira sensação que tiveram? Por mim, digo que foi bastante desagradável quando senti que a grande quantidade de sal que estava a atravessar pela minha garganta.

E foi nesse momento que disse: Porque a água do mar é salgada? O que a faz ter esta particularidade? E é a partir desta questão que hoje aqui estou a escrever este artigo para vós. Para começar com a explicação, seria bom que previamente se faça uma ideia de que a água do mar contém aproximadamente 38 gramas de sal por cada litro. Incrível!

Ora bem, muitas são as teorias que tentam dar resposta a este fenómeno, no entanto, a salinidade permanece estável há mais de 200 milhões de anos, pelo que seria ilógico dizer que se trata de um processo relativamente recente.

Há um pouco mais de 70 elementos dissolvidos na água do mar, mas apenas seis desses elementos constituem mais de 90% dos sais dissolvidos; todos como iões. Cada partícula molecular é composta por um ião de Cloro e outro de Sódio e estes ao dissolverem-se, separam-se. Apenas quando há evaporação, se produz a união dos pares de iões e nesse momento e quando se forma o sal. Tal como o que temos em nossa casa.

No entanto, a salinidade do mar não é igual em todo o lado. Diversos factores fazem com que varie um pouco. Por exemplo a lava das erupções vulcânicas e o vapor de água que surge do interior da Terra também dá origem ao cloreto de sódio ou sal comum. Mesmo as chuvas, os degelos, a foz dos rios, fazem com que se arraste a salinidade depositada na superfície terrestre.

Neste planeta Terra em que vivemos, 70% da superfície está coberta por água. Diversas fontes dizem que tanto os mares como os oceanos contêm somente 3,5% do sal, assim como também minerais dissolvidos, embora obviamente, este sal seja impossível de beber.

Para finalizar este artigo, gostaria de dizer que o “Mar Morto” tem um grau tão elevado de sal (350 gramas de sal por litro) que não é possível haver vida nas suas águas. O melhor do Mar Morto? Poder flutuar com um livro na mão e não afundarmos nas suas águas!

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...