Categorias
Curiosidades

Por Que Ocorrem Terremotos

Os terramotos ocorrem quando as placas tectónicas se movimentam e causam colisão ou afastamento, gerando os tremores de terra.
Os terramotos estão causando medo nas pessoas de vários países principalmente naqueles que são constantes os tremores de terras, não há uma maneira correta de saber quando é que eles vão ocorrer se fosse possível provavelmente não teríamos tantas catástrofes como vêm ocorrendo em diversos países.
Até há pouco tempo atrás os cientistas estudavam as hipóteses dos fenómenos e diziam não saber exatamente como ocorriam, até hoje ainda existem dúvidas a respeito disso só que agora o entendimento por conta destes fenómenos já é bem maior do que no passado, desde o século passado vêm ocorrendo grandes avanços com respeito aos terramotos e já de pode medir a intensidade com que acontecem em todos os lugares incluindo os mais fracos que quase não são sentidos, o próximo passo agora é tentar descobrir uma maneira de prever e poder evitar as catástrofes que são grandes principalmente em cidades com população grande onde vivem aglomeradas próximas uma das outras.
Os grandes terramotos normalmente afetam uma região inteira e não apenas partes dela como ocorre na maioria das vezes, vários factores podem causar um terremoto como vulcões, impactos de meteoros, explosões que acontecem debaixo das placas subterrâneas e ainda quando acontecem desmoronamentos em minas.
Como pudemos ver a maioria deles são causados naturalmente sem a intervenção do homem e pouco ouvimos falar sobre eles na televisão, pois normalmente ocorrem nas cidades poucas vezes e isso não significa que não existam em outros lugares o facto é que ocorrem todos os dias cada vez em um lugar diferente do planeta ou nos mesmos, como a maior parte das terras não são habitadas temos dificuldades em notar isso e não podemos ver todos eles ocorrerem.
De acordo com uma publicação feita por uma revista americana de nome United States Geological ocorrem mais de três milhões de terramotos por ano, nem todos trazem estragos à superfície. Alguns dos motivos clássicos para que os terramotos ocorram são explosões subterrâneas e também partes que estão separadas e se chocam no fundo da terra, normalmente estes fatos são simples para ocorrerem os terramotos.
No Brasil não ocorrem terramotos em grandes intensidades, mas vez ou outra alguns estados sentem tremores bem fracos que movimentam um pouco o solo, se você pensa quem estamos imunes a este acontecimento está enganado porque de acordo com estudos feitos por um Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília no Brasil existiam muitos terramotos antes do país ser habitado totalmente como é. Se formos comparar os tremores que ocorrem nos Andes com os que acontecem no Brasil atualmente não teremos a mínima dúvida de que os daqui são simplesmente inofensivos, mas como nosso planeta vive em constante mudança temos chances de que um terremoto possa abalar nossas estruturas a qualquer momento, vamos torcer para que isso nunca ocorra e que o Brasil possa ser um país que fique sempre livre deste problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *