Por que comer rápido engorda e comer lento ajuda a emagrecer?

Por que comer rápido engorda e comer lento ajuda a emagrecer?

Quando uma pessoa come demasiado rápido, as hormonas que trazem a sensação de saciedade não se libertam a tempo e, consequentemente, há necessidade de ingerir mais comida.

A recomendação dos especialistas em nutrição e dietas é para se comer devagar se deseja emagrecer. Pelo contrário comer rápido traduz-se em comer mais e assim se tende a engordar.

Isto é preocupante por varias razões, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2015, haverá 700 milhões de adultos obesos e cerca de 2.300 milhões com excesso de peso. Actualmente já há 22 milhões de crianças com menos de cinco anos que são obesas.

E aqui não é importante a parte estética. É muito mais importante a saúde, pois as pessoas com excesso de peso podem vir a desenvolver doenças como a diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, artroses e diferentes tipos de cancro. Desta forma a expectativa de vida baixa drasticamente. Isto, sem ter em conta a auto-estima das pessoas que se vê afectada.

Os investigadores sabem que certas hormonas intestinais são libertadas durante a ingestão de comida para gerar a sensação de saciedade no cérebro, pelo que já se efectuaram estudos com o objectivo de averiguar se a velocidade com que se come afecta a produção destas hormonas.

Num dos estudos realizados, todos os voluntários comeram 300 mililitros de gelado a diferentes velocidades. Posteriormente, mediu-se sete vezes a intervalos de 30 minutos os seus níveis de glicose, insulina, lipidos e hormonas intestinais no sangue. Como resultado, aqueles que comeram o gelado devagar tinham maiores níveis de hormonas intestinais e sentiam-se mais satisfeitos.

Os investigadores concluíram que comer demasiado depressa diminui a libertação destas hormonas. Como consequência, a sensação de saciedade tarda em chegar, as pessoas comem mais e por isso tendem a engordar.

O estudo aponta o estilo de vida no mundo moderno como uma das causas do problema. E é verdade que as pessoas comem depressa por causa de diversas pressões como o trabalho ou o estilo de vida. No entanto não nos esqueçamos como é importante a saúde, de maneira que se deve comer com mais calma, levando o tempo que for preciso não apenas para saborear a comida, mas para a alimentação se torne mais saudável.

E você come depressa ou prefere levar o tempo que for necessário para saborear a comida?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...