As plantas possuem coloração verde devido a substância chamada clorofila, para ficar cada vez mais belas precisam de algum cuidados. Confira aqui, nesse post!
Se você já observou as plantas ao redor de uma lagoa ou de um rio e você pode ter se perguntado, porque elas têm essa cor verde tão bonita?
A resposta meu caro, está em um processo chamado fotossíntese, que é o processo de alimentação das plantas, elas utilizam a água do solo onde estão localizadas e a luz do sol para se alimentar e ficar assim verdinha.
Fotossíntese como acontece
A responsável por essa coloração é uma substância chamada clorofila, já que nas folhas dos vegetais existem células com pequenas estruturas que são chamadas de cloroplastos.
Mais sobre por que as folhas das plantas são verdes?
É no interior dessas estruturas encontramos a clorofila, entretanto ela também é responsável pelas demais colorações das plantas como violeta e vermelha, além disso, elas apresentam uma função extremamente importante: captar a luz, sendo a captação de luz de fundamental importância para a realização do processo de fotossíntese.
Alimentação das plantas
Esse processo além de ser vital para a alimentação das plantas é também de fundamental importância para os demais seres vivos, já que através da fotossíntese o vegetal é capaz de eliminar o gás carbônico retirado do ar e a água retirada do solo para produzir o oxigênio.
Só que esse processo só é possível na presença de luz (mesmo que o tempo esteja chuvoso ou nublado) daí a importância da clorofila.
Cores das folhas das plantas
Agora voltando ao cloroplasto encontramos outros pigmentos como os carotenoides. Que são responsáveis por outras colorações das plantas como a cor amarela, laranja e avermelhada. A cor da cenoura ocorre graças a esse pigmento.
Já quando as folhas envelhecem ocorrem mudanças em sua cor ficam amareladas pelo aumento da quantidade de carotenoides e de uma diminuição na taxa de clorofila. É como se fossem nossos cabelos brancos!
Por isso, se você tem uma plantinha em casa que seja no jardim ou em um vaso, procure sempre regá-las duas vezes ao dia, para que elas possam realizar a fotossíntese.