Os países mais pequenos do mundo

Os países mais pequenos do mundoPortugal não é um país muito grande, sobretudo quando comparado com territórios como a Rússia, o Canadá, Estados Unidos ou a China. Mas também não é dos mais pequenos. Com efeito, há muitos países pelo mundo que são bem pequenos tanto em superfície como em população. Hoje vamos falar sobre os 10 países mais pequenos do mundo. É importante ter em conta que existem territórios iguais ou mais pequenos do que estes que vamos mostrar de seguida, mas como são administrados ou são dependentes de outros países, não os incluímos na lista.

 

Cidade do Vaticano

Cidade do VaticanoO país mais pequeno do mundo é a cidade do Vaticano, que fica dentro da cidade de Roma em Itália.

Tem uma extensão territorial de 0,44 quilómetros quadrados e uma população aproximada de 800 habitantes.

O Vaticano é conhecido principalmente por albergar a Santa Sé, a instituição máxima da Igreja Católica. Com efeito, o chefe do estado é o próprio Papa.

 

Mónaco

MónacoO segundo país mais pequeno do mundo é o Principado do Mónaco, mais conhecido simplesmente como Mónaco e com uma superfície de cerca de 2 quilómetros quadrados.

Trata-se de uma cidade-estado soberana que fica na Europa Ocidental, entre o mar Mediterrâneo e o sopé dos Alpes, na Riviera francesa.

 

Nauru

NauruDe seguida vamos falar de Nauru, um estado da Micronésia que fica no oceano Pacífico Central, e que é constituído por um única ilha.

Na realidade trata-se de um atol de forma oval com uma superfície de 21,3 quilómetros quadrados.

 

Tuvalu

TuvaluO quarto país mais pequeno do mundo é Tuvalu, que faz parte da região da Polinésia. Fica situado a meio caminho entre o Havai e a Austrália, este país insular do oceano Pacífico é considerado como o membro das Nações Unidas com o menor número de habitantes: 11.810.

Por culpa das alterações climáticas e da progressiva subida do nível do mar tem vindo a perder território.

 

São Marino

São MarinoVoltamos à Europa para falar da Sereníssima República de São Marino, também conhecida simplesmente como São Marino.

É o estado soberano mais antigo do mundo. Trata-se de um enclave rodeado de território italiano que fica apenas a 10 quilómetros do mar Adriático.

A sua superfície é de 61,19 quilómetros quadrados.

 

Liechtenstein

LiechtensteinSeguimos no velho continente para falar do Principado do Liechtenstein, um país no centro da Europa conhecido por ser um paraíso fiscal.

Embora não seja membro da União Europeia, faz forma parte do espaço de livre circulação europeia. Tem uma superfície de 160 quilómetros quadrados.

 

Ilhas Marshall

Ilhas MarshallCom 181 quilómetros quadrados, o sétimo país mais pequeno do mundo é a República das Ilhas Marshall, também conhecidas apenas como Ilhas Marshall.

Trata-se de um estado insular no oceano Pacífico que faz parte da região da Micronésia.

 

São Cristóvão e Nevis

São Cristóvão e NevisTambém vamos falar de São Cristóvão e Nevis, duas ilhas na região do Caribe que formam um país.

O nome da ilha maior foi dado em honra de Cristóvão Colombo que a colonizou na sua segunda viagem ao continente.

Com 261 quilómetros quadrados, é considerado o país mais pequeno em todo o continente americano.

 

Maldivas

MaldivasCom uma superfície de cerca de 298 quilómetros quadrados, as Maldivas são um país insular soberano localizado no oceano Indico.

O território está dividido em 26 atóis e tem uma população de 103.693 habitantes.

 

Malta

MaltaPor último, vamos falar de Malta, um país insular membro da União Europeia com 316 quilómetros quadrados.

É composto por um arquipélago que fica no centro do mar Mediterrâneo.

Via Blog Mais Turismo

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh