Categorias
Curiosidades

Porque é que os necrófagos não ficam doentes quando comem carne podre?

Os necrófagos são aqueles animais que se alimentam de cadáveres (e não lhes acontece nada).

Mas por outro lado, se nós humanos comêssemos carne podre, ficaríamos gravemente doentes. Porque é que isso acontece?

Alguns animais como o abutre, o condor ou o grifo baseiam a sua dieta na carne morta. Outros animais como o leão, a hiena, o guaxinim, o crocodilo, o tubarão ou o urso, apenas para dar alguns exemplos, fazem-no ocasionalmente quando a caça não foi boa.

Mas porque é que estes animais podem comer carte putrefacta sem ficarem doentes e outros não?

Simplesmente porque estes animais estão preparados organicamente para se alimentarem de carne putrefacta, pois estão dotados de poderosos sucos gástricos que são capazes de destruir as bactérias e demais microorganismos presentes nessa carne podre.

Em certa altura também os nossos antepassados eram capazes de comer carne crua e putrefacta sem lhes acontecer nada, pois tinham um sistema digestivo muito forte.

Acontece que com o passar dos anos e com a passagem para os alimentos cozinhados, os nossos sucos gástricos evoluíram para um menor poder de corrosão. Embora continuem a ser bastante fortes e poderem destruir vidro, plástico e até mesmo metal, já não estão preparados para alimentos que contenham altos níveis de bactérias e outros elementos patogénicos.

É por essa razão que ficamos doentes quando ingerimos alimentos com E. Coli, salmonela e outras bactérias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *