Durante muitos anos foi o espectáculo principal no Steel Pier de Atlantic City. O cavalo e seu cavaleiro subiam num trampolim de até 20 metros e saltavam no vazio lá de cima. O resultado era uma mergulho espectacular mas que por vezes terminava em graves lesões para ambos.
O criador da atracção foi o empresário William “Doc” Carver, um dos melhores atiradores de precisão do mundo, cuja vida era uma constante aventura. Carver teve a idéia quando cruzava uma ponte sobre o rio Platte no Nebraska, e ele e seu cavalo caíram à água.
Começou a explorar a ideia em 1880 e os primeiros saltos foram realizados por Carver e sua própria filha Lorena; logo vários outros cavaleiros se juntariam ao grupo. O show tornou-se uma fixação permanente em Atlantic City, que antes da Disneylândia, era o pátio de diversão da América.
Cada saltador tinha seu próprio estilo, uns saltavam com impulso, outros inclinando a cabeça, inclusive alguns saltavam com o cavalo em duas patas. Tudo era questão para que o público, que sempre enchia os shows, escolhesse seu cavaleiro preferido, que quase sempre eram mulheres.
Inicialmente a torre de mergulho, estava situada a 22 metros, uma altura que causava grande temor aos cavalos e inclusive aos cavaleiros. Mais tarde reduziram a altura para 14 metros, para finalmente, e por motivos de segurança, chegar aos respeitados 10 metros.
As filhas de Doc Carver em conjunto com a sua nora, continuaram com o show depois da sua morte. Em 1931, Sonora Webster, contratada pelos Carver através de um anúncio, junto a seu cavalo “Lábios vermelhos”, perdeu o equilíbrio na plataforma e caiu na água com os olhos abertos perdendo a visão para o resto da vida, apesar de que ainda permanecer a saltar durante outros dez anos. Esta história inspirou o filme Wild Hearts Can’t Be Broken (Mergulho em uma paixão) feito pela Disney em 1991.
No início da década de 70, estes shows passaram a receber muitas críticas dos defensores dos direitos dos animais, o que contribuiu para a diminuição da sua popularidade. Nas últimas décadas receberam denúncias como a utilização de choques eléctricos para convencer o cavalo para o seu obrigado mergulho.
O mergulho de cavalos deixou de ser praticado no final de 1978, quando o parque sob a pressão dos grupos defensores dos direitos animais, foi comprado pelo Resorts International.
Este triste espectáculo deve ter sido das coisas mais cruéis que vi fazer com animais…
Kalena Barros
Como uma pessoa só pode escrever tanta besteira?
plinio
bEM NÃO HA COMOO JULGAR NESTE PERIODO A CORAGEM E ADMIRAÇÃO POR CANVALEIROS E CAVALOS ERA MAIOR. MAS CRIME MESMO É O QUE OCORRE TODOS OS DIAS COM VIOLENCIA, NAS ESCOLAS,NA TV,NAS PRAÇAS COM PESSOAS PASSANDO, FOME, DROOGATIÇÃO.. CRIME É VOCE ABANDONAR UM ANIMAL. cRIME É A MISÉRIA NA AFRICA,CUBA,COREIA DO NORTE SOMALIA.
uM CAVALO SALTAR 10 METROS ME PARECE CONVENIENTE,CLARO QUE UM AMBIENTE FECHADO AO CONTRARIO DO QUE OCORRIA NO PERIODO O ESPETACULO AINDA HOJE ATRAIRIA PESSOAS. cRIME É A MISÉRIA E CORRUPÇÃO…
o RESTO É CULTURA POPULAR..sERA NAO PENSARAM QUE ACABAR COM O RODEIO, CORRIDA DE CAVALO,TOURADAS E ETC..E DESTRUIR A CULTURA POPULAR E O ELO DA SOCIEDADE COM O RURAL…A QUEM INTERESSA ISSO?? CERTAMENTE A UMA ELITE INDUSTRIAL,-URBANA E HOJE EM DIA ELETRONICA… NÃO SERIA ENTÃO CRIME AS EXCESSIVAS HORAS NO pc,obrigatorios a trabalhar e estudar? as horas de televisão para “ficar atualizado?”. Bem amo cavalos e pena que foi abolidoa atração 10 metros com a tecnologia atual para piscinas seria formidavel diversos angulos em piscina acrilica e estadio…
sem maiores riscos..
Tudo é treino.. animal e cavaleiro… so idiotas é que nao viverram a realidade equestre que desprezam a sintonia essa que o filme captou tão bem, o que seria destes cavalos sem o espetaculo provavelmente pangares pelas ruas como no brasil onde a elite so critica os carroceiros ao inves de fomentar auxilio público, só assim as crianças em grandes cidades podem saber o que é um cavalo… já acreditam que leite é produzido na fabrica miiiiiiiii…
viva o campo tche!!!!!
E MOÇO DO BLOG DEIXA DE SER ALIENADO!!!!!!!!!!!!!
ESSES CAVALOS TINHAM VIDA MELHOR QUE A TUA… PARA TRABALHAR NO ESPETACULO.. certos defensores dos animais sao como aqueles dos direitos humanos cegos a certas verdades e radicais a ponto de prejudicar a sua propriacausa e a sociedade.. perde-se a cultura equestre.. vence o sedentarismo… ou seraque a equinoterapia neste ponto então é crime!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
EXPLORAM OS CAVALOS PARA O SER HUMANO TER SAUDE…!!!!!!!!!!! ENTÃO PORQUE O CAVALO NÃO PODE SER ATRATIVO CULTURAL E DE ENTRENIMENTO….!!!!
AH É CRIME PALHAÇO NO CIRCO.. E O” CIRCO DE SOLEI” … TRABALHO INFANTIL E ESCRAVO ENTÃO… ou constrangimemnto e exploração do trabalho.. milhares de horas paraacertar movimentos!!!!!!!!!!!!!
alienação ..alienação..!!!!
reflitam mais os fatos e fatores..