O ser humano é deveras curioso, capaz de criar mundos entre os mundos, transformar a realidade, tomar o que tem ao seu alcance e modificá-lo consoante as suas necessidades e manias. Co-habitou este mundo deixando-se enfeitiçar pelas suas paisagens, pelo calor da terra e das aguas dos mares, até que um dia se esqueceu de si mesmo, extraviou-se pelo caminho da sua própria existência e transformou um passeio de bicicleta pelo paraíso, num mar de conceitos inalcançáveis criados pelo seu perverso intelecto e pelo desejo desequilibrado de complicar tudo aquilo que lhe aparece pela frente.
Foi-se tornando a pouco e pouco num estrangeiro, alheio ao apelo da terra que o viu nascer, distanciando-se de tudo aquilo que lhe parecia ser o éden porque lhe parecia ser pouco. Não sabia o que queria, apenas queria do verbo querer, não lhe bastava o canto dos pássaros pela manhã, as cores do entardecer, nem a orquestra sinfónica dos grilos pela noite fora. Enlouqueceu e criou maravilhas, escreveu livros, compôs canções, levantou edifícios, construiu máquinas de aço e descobriu a tecnologia. Tudo isto enquanto a sua passada aniquilava sem piedade os da sua própria espécie, arrasando as flores que usava para adornar o seu cabelo e tornando-se num monstro de natureza abrasiva.
Tristemente, o lugar a que carinhosamente chamava de “casa”, acabou por se tornar num lugar, onde em vez de se respirar o doce perfume das flores, respira-se em cada inalação, um fétido e putrefacto odor a medo.
Como resultado do seu péssimo comportamento através dos tempos, hoje apresentamos uma lista com os únicos e últimos locais da Terra onde ainda poderá correr para se refugiar do seu irmão humano.
10. Suíça
A sua longa historia como país neutral e a sua localização entre os vales dos Alpes, representa um lugar seguro, pelo menos actualmente, sem nenhum tipo de ligação ao mar, enormes montanhas, queijo e chocolate.
9. Costa Rica
Tal como a Suíça, este país também mantém uma política de neutralidade e os seus índices de felicidade, satisfação e pacifismo figuram entre os mais altos a nível mundial.
8. Papua Nova Guiné
Existem regiões desta ilha que não foram ainda vista pelo olho humano e tem os locais montanhosos mais desolados do planeta. Aqui, o resto do mundo parece não existir.
7. Canadá
Contrariamente ao que poderíamos ser levados a acreditar, este país é muito pacífico. Está rodeado de montanhas, o seu litoral é o maior do mundo e a sua densidade populacional é das mais baixas a nível mundial, assim tem tanto espaço livre que não há muito por que se preocupar.
6. A República das Seychelles
Aparte de estar isolada do resto do mundo no meio do oceano Indico, é o lugar perfeito para se esquecer que alguma vez teve problemas pois aqui, tudo é tão claro como as suas águas cristalinas.
5. Finlândia
Este país é caracterizado por se manter distanciado dos conflitos globais. Têm um bom nível de vida e os níveis de corrupção são muito baixos.
4. Tuvalu
Perfeitamente localizado a meio da Micronésia, este lugar encontra-se entre os mais seguros e remotos do planeta. É o terceiro país menos povoado a nível mundial e o quarto mais pequeno.
3. Islândia
Não tem literalmente fronteiras terrestres e é um país estável. Se houvesse algum conflito a nível mundial este país nunca ficaria no meio das nações em conflito.
2. Butão
Este lugar é protegido por enormes montanhas, e é uma das nações mais distantes do mundo que conhecemos. A população, bastante religiosa, acredita firmemente na resolução de conflitos de forma pacífica e apesar de estar localizada numa região problemática, a sua geografia protege o país como um guardião.
1. Nova Zelândia
Podia-se considerar a nação geograficamente mais longínqua de Portugal, sendo por isso que se diz que fica nos antípodas. Não partilha fronteiras, não tem inimigos declarados e tem diversas e maravilhosas paisagens. Não foi por acaso que “O Senhor dos Anéis” foi aqui filmado. Em 2009, este país ocupou o primeiro lugar no ranking mundial de paz.
Pois bem, aqui estão os lugares ideais para fugir em caso de conflito mundial. No entanto, por muito belos e pacíficos que eles sejam, nunca há lugar como a nossa casa.
Edu
“o quarto mais pequeno” é foda!!!
Isabel Polis
Wow! Lugares lindos, vale a pena conhecer-los. Geograficamente falando e argumentando politicamente. Tuvalu esta em risco de desapare3cer, ou seja, assim dizem os cientistas. Vamos a Tuvalu antes que desapareça! Hehehe…Nùao acreditem em tudo que aprendem na
universidade ou lêem no jornal. Há mais história por trás das meras páginas…Enfim, os lugares são lindos, devem ser visitados até mesmo antes do conflito mundial acontecer. Espero que quando aconteça eu esteja em um deles.
Junior Sousa
Que bacana. Dá vontade de ir mesmo pra esses lugares!!!
http://www.ferinha.com/