Os 10 maiores rios do mundo

Os 10 maiores rios do mundo

Lembro-me de quando andava na escola a tentar decorar os rios de Portugal e respectivos afluentes, tentando indicar num grande mapa à minha frente onde ficavam, qual o seu percurso, onde nasciam e onde desaguavam. Ao mesmo tempo tentava imaginar como seriam os grandes rios da Terra, as pessoas que neles navegavam, os peixes que por lá existiam e os mistérios que as suas águas esconderiam.

Sempre gostei de geografia, ou melhor, imaginava que num futuro não demasiado longínquo pudesse ver ao vivo esses rios. Eram assim os sonhos exóticos de percorrer o Amazonas ou de vivenciar o mistério e magia mística do Egipto e das águas do Nilo.

Curiosamente, daqueles anos, fiquei com a ideia de seria o Nilo o maior rio do mundo e o Amazonas o rio com maior caudal. E digo curiosamente porque não me ensinaram muito mais sobre eles. Não eram ensinados mais dados ou curiosidades, ou mesmo mostrar que nem todos os cientistas têm a mesma opinião. Tanto assim é que, actualmente é geralmente aceite, como sendo o Amazonas, o maior rio do mundo.

Não quer isso dizer que o rio tenha crescido ou se tenha apropriado de novas terras, o que até podia acontecer. Significa apenas que entre o Amazonas ser primeiro ou segundo, estava o facto de se considerar ou não o pequeno afluente Carhuasanta, desde a sua nascente, o qual verte as suas águas no rio Apurimac, como fazendo parte do caudal do Amazonas. Isto faz com que o Amazonas se alongue em mais 284 kms e assim supere em quase 100 kms o Nilo.

Outros, no entanto, não consideram que o facto de ser o rio maior do mundo se deva a este afluente, mas sim a um rio que desagua a sul do Amazonas, perto da sua foz, na ilha de Marajó.

Mas seja como for, aqui fica a lista com os maiores rios do mundo:

 

1 – O rio Amazonas (6.868 kms)

amazonasPara além de ser o maior rio do mundo, é ainda o rio com mais caudal. Nasce no Peru e atravessa a Bolívia, a Colômbia, o Equador, a Guiana e a Venezuela antes de desaguar no Oceano Atlântico na costa do Brasil. Foi no ano de 1500 que foi descoberto por Vicente Yáñez Pinzón, embora tenha sido Francisco de Orellana, quem o explorou no ano de 1542 e ficado na história por esse facto.

 

2 – O rio Nilo (6.756 kms)

NiloEste rio, o maior de África, atravessa vários países daquele continente, desde o lago Victoria (Tanzânia) onde nasce, até à sua foz no Egipto. Passa pelo Uganda, Sudão, Ruanda, Quénia, Etiópia, Burundi, Eritreia e o Congo. Tem como principais afluentes o Nilo Branco e o Nilo Azul, os quais se juntam no Sudão.

 

3 – O rio Yang-Tsé (6.300 kms)

É o maior rio da Ásia, desde a sua nascente na meseta tibetana, até à foz no Mar da China oriental. Percorre o interior da China e no seu percurso fica a maior barragem do mundo: a barragem das Três Gargantas.

 

4 -O rio Missisippi (6.275 kms)

Este rio que ficou famoso na história norte-americana por ser percorrido pelos barcos a vapor, nasce no norte do Minnesota, cruza dez estados americanos e desagua a pouco mais de cem kms a sul de Nova Orleães, no Golfo do México.

 

5 – O rio Amarelo ou Huang He (5.464 kms)

Também o seu percurso é apenas em território chinês, desde as montanhas de Bayan Har, na cordilheira de Kunlun, até desaguar no Mar de Boahi, também conhecido por Mar Amarelo. Não só é um rio histórico, como também quase sagrado para os chineses, pois é considerado como sendo o berço da civilização chinesa.

 

6 – O rio Obi (5.410 kms)

É o maior rio da Rússia, embora atravesse também o Cazaquistão, a Mongólia e a China. Nasce no maciço de Altai e desagua no Golfo de Obi, no Mar de Kara. O seu percurso inclui também o Irtish, o afluente maior e mais importante.

 

7 – O rio Yenisei (4.093 – 5.539 kms)

O Yenisei, por si só, mede 4.093 kms, mas se considerarmos também os afluentes Angara, Selenga e Ideriin, tem 5.539 kms. Também desagua no Mar de Kara e atravessa no seu percurso maioritariamente território russo, embora passe ainda pela Mongólia.

 

8 – O rio Mekong (4.880 kms)

Como o Yang Tsé, nasce na meseta tibetana e depois de atravessar o Laos, a Birmânia, a Tailândia, o Camboja e o Vietname, desagua na China, no Mar da China Meridional.

 

9 – O rio Congo (4.700 kms)

Embora o Congo por si só meça 4.380 kms, é com os respectivos afluentes, que lhe permite ter mais 320 kms. O Congo nasce em Kundelengu, a sul de Shaba, para desaguar no Oceano Atlântico. Cruza dois países no seu percurso: a República Democrática do Congo e a República do Congo.

 

10 – O Amur (4.410 kms)

Percorre o nordeste da Ásia, desde os montes Khentii, onde nasce, até ao Mar de Ojotsk, no Oceano Pacífico. Atravessa países como a Rússia, a Mongólia e a China.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...