Pensa-se que terá sido utilizada inicialmente por praticantes de animismo e panteísmo na Europa. Mas não existe um consenso no que diz respeito à sua origem, como costuma ser habitual nestas situações.
Apesar de tudo, um dos registos mais antigos desta palavra vem na obra Liber Medicinalis de um sábio romano chamado Serenus Sammonicus, e data do século II antes de Cristo.
Abracadabra: poderes de cura
Historicamente, a palavra abracadabra esteve sempre relacionada com a cura. Juntamente com as primeiras menções desta palavra, também há a referência a estar inscrita num amuleto com a forma de um triângulo que seria suposto trazer a cura aos doentes.
No seu livro, Serenus Sammonicus explicou que o poder do amuleto faria com que qualquer doença mortal desaparecesse.
Posteriormente, muitos imperadores romanos, como Públio Sétimo Geta e Marco Aurélio Severo Alexandre, continuaram a praticar os ensinamentos de Sammonicus e continuaram a utilizar a magia relacionada com esta palavra.
Durante a Grande Praga de Londres que aconteceu entre os anos de 1665 e 1666 e durante a qual morreram mais de 70.000 pessoas em Inglaterra e mais de um quinto da população de Londres, as pessoas tinham à entrada da sua porta a palavra “Abracadabra” para manter a doença longe das suas casas.
Hoje em dia, esta palavra é utilizada com um propósito totalmente diferente. De uma forma geral, os mágicos utilizam-na para realizar os seus truques de magia.
E tu? Já conhecias a história sobre a origem da palavra “abracadabra”?