abracadabra

Qual a origem da palavra Abracadabra?

abracadabraA palavra “abracadabra” refere-se a um vocábulo utilizado como um feitiço ou magia popular. É a palavra mais reconhecida no que diz respeito a truques de magia a nível mundial.

Pensa-se que terá sido utilizada inicialmente por praticantes de animismo e panteísmo na Europa. Mas não existe um consenso no que diz respeito à sua origem, como costuma ser habitual nestas situações.

Apesar de tudo, um dos registos mais antigos desta palavra vem na obra Liber Medicinalis de um sábio romano chamado Serenus Sammonicus, e data do século II antes de Cristo.

magia

Abracadabra: poderes de cura

Historicamente, a palavra abracadabra esteve sempre relacionada com a cura. Juntamente com as primeiras menções desta palavra, também há a referência a estar inscrita num amuleto com a forma de um triângulo que seria suposto trazer a cura aos doentes.

No seu livro, Serenus Sammonicus explicou que o poder do amuleto faria com que qualquer doença mortal desaparecesse.

Posteriormente, muitos imperadores romanos, como Públio Sétimo Geta e Marco Aurélio Severo Alexandre, continuaram a praticar os ensinamentos de Sammonicus e continuaram a utilizar a magia relacionada com esta palavra.

mágicoPor outro lado, também foi usada como uma fórmula mágica usada pela seita dos Basilides, os quais eram gnósticos. Neste caso, utilizavam a palavra com o propósito de invocar espíritos benévolos para lutar contra as doenças ou infelicidades da vida.

Durante a Grande Praga de Londres que aconteceu entre os anos de 1665 e 1666 e durante a qual morreram mais de 70.000 pessoas em Inglaterra e mais de um quinto da população de Londres, as pessoas tinham à entrada da sua porta a palavra “Abracadabra” para manter a doença longe das suas casas.

Hoje em dia, esta palavra é utilizada com um propósito totalmente diferente. De uma forma geral, os mágicos utilizam-na para realizar os seus truques de magia.

E tu? Já conhecias a história sobre a origem da palavra “abracadabra”?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...