Trata-se do violino mais pequeno do mundo. Com apenas uma polegada e meia, cada peça é vendida a 1000 dólares. O músico, que anteriormente chegou mesmo a tocar violoncelo na Orquestra Nacional da Escócia, renunciou à carreira no mundo da música para se dedicar exclusivamente a construir miniaturas. Inicialmente era tudo apenas um passatempo, mas acabou por se tornar numa profissão a tempo inteiro, fabricando todo o tipo de peças em miniatura.
Os violinos baseados no famoso Stradivarius, podem agora fazê-lo ganhar uma pequena fortuna. Edwards, com 76 anos de idade, diz: “Sou o melhor do mundo e sou famoso mundialmente“.
“As minhas peças têm o maior detalhe para o seu tamanho”, afirma. Explicou que ainda tentou fazer violinos mais pequenos, mas que estes seriam irreconhecíveis. Sente-te muito orgulhoso pelo seu trabalho, tanto que disse: “Não há dúvida de que os meus violinos são os melhores do mundo”, segundo confidenciou ao jornal Daily Mail.
Começou esta carreira a fabricar móveis para a casa de bonecas da sua filha. Antes tocava na Orquestra de Covent Garden, a Royal Philharmonic Orchestra, o Quarteto de Edimburgo e na Orquestra Nacional da Escócia.
O Sr. Edwards tem mais de 100 peças diferentes na sua colecção e fica sempre com uma das peças de cada lote que produz.
Em 2009 o miniaturista Peter Riches vendeu uma casa de bonecas com 23 quartos por £50.000 (cinquenta mil libra), enquanto algumas casas verdadeiras no mercado imobiliário do Reino Unido estavam à venda por muito menos.