vestido de noiva

O vestido de noiva, uma tradição sem fronteiras

vestido de noivaNum dia de casamento um dos principais elementos que atraem a atenção de todos é o vestido de noiva. Desde a antiguidade até aos nossos dias que o vestido nupcial está recheado de significado e tradição. Seja qual for a cultura, religião ou lugar de celebração de um casamento, a noiva é a protagonista graças ao seu traje.

 

O vestido de noiva ao longo da história

Normalmente as classes mais humildes e até meados do século XX limitavam-se a usar na cerimónia nupcial vestidos um pouco melhores do que os usados diariamente, a que juntavam um véu bonito para decorar. Por outro lado as noivas das classes ricas usavam já vestidos ricamente decorados, marcando a diferença no dia do respectivo casamento.

Em Roma as noivas casavam-se vestidas de túnica branca semelhante à que usavam no dia-a-dia, com um toque de distinção dado por um véu de cor purpura e preso à cabeça com uma coroa de flores.

Os bárbaros do norte gostavam muito da cor negra e por isso as noivas levavam uma túnica negra coberta por um manto vermelho.

Durante a Idade Media as noivas eram adornadas com decorações douradas sobre vestidos de cor vermelha. Estes adornos durante o Renascimento passaram a ser substituídos por pedras preciosas, pérolas e diamantes.

Um vestido que marcou uma época e que serviu de referência às gerações futuras foi o usado pela Rainha Vitoria de Inglaterra, quando contraiu matrimónio com o príncipe Alberto em 1840, um vestido branco bordado a ouro que expressava paz, felicidade, pureza e fidelidade.

 

A cor do vestido de noiva

Actualmente é costume das noivas no Ocidente casarem-se com um vestido branco, mas não foi sempre assim.

Na Grécia do século IV A.C. usava-se a cor amarelo no vestido de noiva e no século XVIII estava na moda as cores em tons de pastel. Na Europa do século XIX as noivas casavam-se de negro ou na cor que representava a sua cidade ou região.

As noivas islâmicas usam uma túnica negra e nos casamentos chineses a cor predominante é o vermelho, que nesta cultura representa boa sorte.

As últimas tendências em vestidos de noiva marcam uma mulher romântica e glamorosa, usando cores predominantes claras ou o branco, com adornos brilhantes.

2

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...