veiculo mais rapido

O veículo mais rápido construído pela humanidade

veiculo mais rapidoContinuamente aparecem noticias nos meios de comunicação que nos falam de carros especialmente preparados para bater recordes de velocidade, de comboios magnéticos que (supõe-se) irão alcançar os aviões em relação a prestações, e de tantos outros dispositivos móveis projectados com a mais recente tecnologia.

No entanto há uma questão que não está totalmente esclarecida: Qual é o veículo mais rápido construído pela humanidade? Um avião? Uma nave espacial?

Até há poucos anos, o veículo mais rápido construído pelo homem era a sonda Voyager I. Lançada em 1977 com o objectivo de investigar os confins do Sistema Solar, actualmente encontra-se para além de Plutão e viaja a uma velocidade de 17.145 metros por segundo (61.722 quilómetros por hora) com o objectivo de atravessar a Heliopausa, o último confim sobre o qual ainda tem alguma influência a nossa estrela. Para que o leitor possa ter uma pequena ideia, a sonda Voyager I encontra-se a mais de dezoito mil quilómetros do Sol.

No entanto, há um outro veículo que conseguiu bater o recorde. Trata-se da sonda New Horizons, lançada em 2006 com o objectivo principal de chegar a Plutão e à sua lua Caronte, e o objectivo secundário de estudar o Cinturão de Kuiper, um conjunto de corpos rochosos (asteróides e cometas) que se encontram para além de Plutão.

Alcançou uma velocidade máxima de 17.193 quilómetros por segundo, embora agora se mova a 16.656 quilómetros por segundo, o que não é pouco.

A ausência de resistência permite a estes veículos acelerar a velocidades astronómicas, centenas de vezes superiores às alcançadas pelos aviões comerciais. São propulsionadas inicialmente com motores e posteriormente aproveitam a gravidade de planetas como Júpiter para alcançar tais velocidades.

Embora viajando a esta velocidade, a sonda New Horizons não chegará a Plutão senão em 2015. É um pensamento espantoso. Podemos fazer uma ideia geral do tamanho gigantesco do Sistema Solar, que é apenas um grão de areia quando comparado com o resto do universo.

2

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...