o vale da morte

O Vale da Morte

o vale da morteVale da Morte é o tétrico nome que foi dado a um dos locais mais interessantes e famosos do mundo. O Vale da Morte (Death Valley) fica situado na região sudeste do estado da Califórnia (Estados Unidos), e é uma depressão profunda com cerca de 225 quilómetros de comprimento e entre 8 a 24 de largura, dependendo da zona. Na realidade este vale é apenas a bacia do rio Amargosa, e é o ponto mais baixo de toda a América do Norte (a depressão de Badwater, a oitenta e seis metros abaixo do nível do mar). Ele está cercado de elevações montanhosas com cerca de 1500 metros de altitude, o que torna o gradiente topográfico da região ainda mais dramático.

Quem quiser visitar o Vale da Morte fará bem em levar roupa apropriada para temperaturas elevadas e muito protector solar, já que se trata da zona mais quente e seca de todos os Estados Unidos. O Parque Nacional do Vale da Morte foi declarado Monumento Nacional em 1933 e Parque Nacional em 1994.

A sua paisagem impressionante, de que podemos ver um pequeno exemplo na foto acima, fez com que este lugar se tornasse o cenário ideal para a rodagem de muitos filmes, como por exemplo o filme de culto Zabriskie Point rodado em 1970 por Michelangelo Antonioni. Para além dos cenários cinematográficos e desertos (este lugar faz parte dos desertos do Mojave e de Sonora), é também possível encontrar locais curiosos no Vale da Morte, como por exemplo imensas cidades abandonadas e cheias de nostalgia inquietante. É o caso de Chloride City, Leadfield, Ballarad e outras povoações que surgiram devido à riqueza da região em bórax (elemento usado na fabrico de sabão, entre outras coisas).

Mas sem dúvida que um dos lugares mais atraentes e curiosos do Vale da Morte é Scotty’s Castle (o Castelo de Scotty, também conhecido como o Rancho do Vale da Morte). É uma grande construção edificada durante as décadas de 1920 e 1930, e deve o seu nome a Death Valley Scotty (Walter Scott), um personagem misterioso a meio caminho entre a lenda e a realidade. O seu amigo Albert Mussey Johnson construiu o castelo como casa de férias para ele e para a sua mulher, mas Scotty fez correr o rumor de que o havia construído ele próprio com o dinheiro obtido do lucro das suas minas secretas… Actualmente podem ser feitas visitas guiadas a este castelo que levam os visitantes de volta aos anos 30 do século passado.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...