O que foi o apartheid?

O que foi o apartheid?

apartheidO que foi o apartheid? Esta palavra significa em Afrikaans, variante sul-africana do holandês, separação.

Apareceu oficialmente na África do Sul em 1944 e serviu para designar a política de segregação racial e de organização territorial aplicada de forma sistemática na África do Sul, um estado multirracial, até 1990.

Este sistema consistia basicamente na divisão dos diferentes grupos raciais para promover o desenvolvimento. Todo este movimento era dirigido pelas pessoas de raça branca, que instauraram todo o tipo de leis que cobriam, em geral, aspectos sociais.

O apartheid foi uma série de actos de racismo praticados na África do Sul durante muitos anos, mas foi apenas em 1948 que tomou forma jurídica ao ser suportado por leis promulgadas para o efeito.

Os defensores do apartheid diziam que a discriminação contra os negros era baseada legalmente no facto de estes não serem cidadãos Sul-africanos, mas cidadãos de outros estados independentes, criados com a finalidade de alojar as pessoas de raça negra.

Em 1959, com o Self Government Act, o apartheid alcançou a sua plenitude quando a população negra foi relegada para pequenos territórios marginais e autónomos e privada da cidadania sul-africana.

O final da guerra fria precipitou o fim do apartheid, quando o presidente Frédérik de Klerk, após diversas negociações com os representantes das comunidades étnicas do país, pôs fim ao regime racista em Junho de 1991. Anos mais tarde a população negra recuperou os seus direitos civis e políticos.

O processo do apartheid culminou com a chegada de Nelson Mandela, o carismático militante anti-apartheid que tinha estado preso durante vinte e sete anos, à presidência da África do Sul.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...