arca de noé

O que era a Arca de Noé?

arca de noéA Arca de Noé e uma das mais conhecidas histórias bíblicas. No entanto fala-se muito sobre este tema, mas quase ninguém conhece sobre o que realmente trata esta historia.

Se é uma das muitas pessoas que tal como eu se questiona sobre as suas origens e o porquê de ser tão famosa, digo-lhe que a Arca de Noé foi uma enorme embarcação construído por Noé, a mando de Deus, para se salvar a si mesmo, à sua família e um casal de cada espécie de animais do mundo, antes que viesse o Grande Dilúvio da Bíblia. A história é contada em Génesis 6-12, assim como no Alcorão e em outras fontes.

Continuando com esta grande questão, a história da Arca de Noé começa quando Yahvéh Elohim (Deus da Bíblia) viu que os homens na Terra não estavam apenas a multiplica-se como também a sua maldade, pelo que decidiu destruir o homem. Foi nessa altura que conhece Noé e que decidiu que seria apenas ele o único que iria manter a linhagem dos homens.

Por este motivo, Deus pediu-lhe que construísse uma arca de grandes dimensões: 135 metros de comprimento por 22,5 de largura e 13,5 de altura, para que ali se refugiasse com a sua família e os animais. Por um lado devia escolher sete pares dos puros e por outro, um único par dos impuros.

Foi assim que após 3 anos terminou a Arca. Nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e abriram-se as cataratas do céu. A chuva caiu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. Naquele mesmo dia, Noé entrou na arca com seus filhos Sem, Cam e Jafet, e com eles sua mulher e as três mulheres dos seus filhos. Juntamente com eles, entraram os animais selvagens, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies, os répteis que rastejam pela terra, segundo as suas espécies, todas as aves, tudo quanto possui asas, segundo as suas espécies. As águas cobriram totalmente as montanhas e todos morreram na Terra com excepção de Noé e dos seus acompanhantes na Arca.

No final desta lenda, a arca veio a descansar sobre o Monte Ararat. As águas começaram a diminuir e os topos das montanhas emergiram. Noé enviou um corvo, que “voou de um lado a outro até que as águas recuaram a partir da terra”. Em seguida, Noé enviou uma pomba, mas ela retornou à arca sem ter encontrado nenhum lugar para pousar. Depois de mais sete dias, Noé novamente enviou a pomba e ela voltou com uma folha de oliva no seu bico e então ele soube que as águas tinham abrandado.

Noé esperou mais sete dias e enviou a pomba mais uma vez, e desta vez ela não retornou. Em seguida, ele e sua família e todos os animais saíram da arca e Noé fez um sacrifício a Deus, e Deus resolveu que nunca mais lançaria maldição à terra por causa do homem, nem iria destruí-la novamente dessa maneira.

A fim de se lembrar dessa promessa, Deus colocou o Arco da Aliança nas nuvens, dizendo: “Sempre que houver nuvens sobre a terra e o arco aparecer nas nuvens, eu me lembrarei da eterna aliança entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies sobre a terra”.

Sinceramente penso ser de grande interesse saber mais alguma coisa sobre este tema e do que ele pode representar, e agora sim, espero que tenham ficado esclarecidos e quando virem animais numa Arca, já saibam do que se trata.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...