sapiossexual

O que é uma pessoa sapiossexual?

sapiossexualA humanidade é um grande grupo cheio de pessoas diversas. É sabido que nem todos são heterossexuais e que há outras preferências sexuais para além das duas ou três mais conhecidas. De entre essas há outras classificações onde a sexualidade se torna mais específica. Caso de estudo: a sapiossexualidade ou o que é uma pessoa sapiossexual.

 

É sentir atracção pela inteligência

A atracção de uma pessoa por outra depende de muitos factores, que vão desde o biológico, o psicológico, o cultural até o banal, entre outros. Há quem seja atraído por pessoas altas, por pessoas com uma determinada cor de cabelo, pele ou olhos, e depois estão aquelas que se sentem atraídas pela inteligência. Essas são as pessoas sapiossexuais.

 

Não é uma doença, é uma preferência

Talvez muita gente pense que a atracção pela inteligência de uma pessoa seja ridícula, ao ponto de dizerem que “tem de ser uma doença porque isso não é normal”. Não é uma doença, nem é uma patologia. É simplesmente uma preferência de quem não se conforma com a primeira pessoa que encontra.

 

São simplesmente atraídos pela inteligência

Talvez uma pessoa sapiossexual não goste só de discutir temas científicos, como também visitar uma exposição de arte, ou até participar numa actividade cultural. Podem gostar mais de alguns temas do que outros, mas é sempre e apenas por pessoas com um certo nível intelectual ou com alguma educação. São pessoas que compreendem e desfrutam do conhecimento. Não é necessário terem educação de nível universitário, por exemplo, mas são abertos a novas experiências menos comuns.

 

Para esta pessoa, a inteligência supera a atracção física

Para uma pessoa sapiossexual, o aspecto físico é algo secundário. A beleza é como um bonito papel de embrulho a envolver uma embalagem vazia, e preferem uma pessoa com um “conteúdo” interessante. A beleza é apenas superficial.

 

Há mais mulheres sapiossexuais do que homens

Sabe-se que o número de mulheres que procuram alguém inteligente supera muito o dos homens. Um homem, apesar de valorizar a inteligência, de uma forma geral procura outras coisas antes, como quadris largos e peitos generosos (se forem atraídos por mulheres, claro), pois isso tem a ver com a ideia primitiva que essa mulher poderá ser uma boa mãe para os seus genes.

 

O seu conceito de “par ideal” não tem uma imagem definida

Se questionarmos uma pessoa sapiossexual sobre qual será o seu par ideal, o mais provável é que nos diga uma de duas coisas: que procurava alguém mais ou menos com as mesmas qualidades e que o aspecto físico é secundário, ou então que nunca pensou em alguém com um aspecto físico definido.

 

A sapiossexualidade baseia-se no cérebro

Um casal de sapiossexuais tem a grande vantagem de sentir atracção pelo órgão erógeno mais importante de todos: o cérebro. A sua vida sexual pode não diferir muito de outros casais, mas a química será muito maior. Os interesses comuns são uma das bases de um casal com uma relação duradoura, e os intelectuais duram mais do que os superficiais, como o aspecto físico.

 

Um casal sapiossexual pode entender melhor os temas difíceis

Há algumas questões difíceis de um casal tratar. Talvez um dos seus membros, por exemplo, não queira ter filhos, ou não queira casar-se pela Igreja, ou não tenha intenções de seguir as mesmas tradições dos outros casais. Podem até mesmo discutir civilizadamente sobre estas questões e enriquecer-se um ao outro, para além da relação em si.

 

Sapiossexual não significa homo(ou hetero, ou bi, ou demi, ou pan)ssexual

Uma pessoa homossexual pode ser sapiossexual, e não há qualquer conflito nisso. Simplesmente sente-se atraída por alguém do mesmo sexo, com base na inteligência dessa dita pessoa. O mesmo pode acontecer a uma pessoa heterossexual, só que sentirá atracção por uma pessoa do sexo oposto. É uma especificação dentro da sua orientação sexual natural.

 

É uma preferência que recebeu nome há pouco tempo

Começou a ganhar força com a chegada das redes sociais. Não encontrarás a palavra em livros velhos, mas talvez já tivesse notado que algumas pessoas eram sapiossexuais. Agora que é mais fácil aceder à informação e às ferramentas para melhorar ou adquirir capacidades, as pessoas sapiossexuais têm mais opções do que antes.

4

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...