É um calendário feito pela civilização maia, no qual se diz que a Terra teria nascido a 13 de Agosto de 3114 A.C., e que após 5125 anos, o planeta iria mudar de Era.
–A primeira profecia: Fala do final do medo, diz que a partir de 1999 teremos 13 anos para fazer mudanças de consciência e atitude para mudar o caminho que nos leva à destruição; sabiam que o sol é um ser vivo que respira e que a cada período de tempo se sincroniza. Isto sucederia a cada 5125 anos.
–A segunda profecia: Anuncia que o comportamento da humanidade mudaria a partir do eclipse do sol de 11 de Agosto de 1999, defendendo que a partir desse momento os homens perderiam o controlo das suas emoções, melhorariam a paz interior e a sua tolerância para evitar os conflitos.
–A terceira profecia: Nesta profecia fala-se das mudanças climáticas, geológicas e sociais que viverá a Terra. Diz que uma onda de calor aumentará a temperatura do planeta muito rapidamente, provocando ventos fortes, furacões e tornados.
–A quarta profecia: Por causa do aquecimento global irá acontecer um derretimento do gelo nos pólos, o que irá causar um aumento do nível dos mares, inundações e alterações nos continentes. Diz que esta seria a única forma do planeta se limpar e rejuvenescer.
–A quinta profecia: Nesta fala-se sobre a transformação do homem com o planeta, que juntamente com o planeta irá vivenciar mudanças para aprender com os seus erros, para viver em harmonia, reorganizando a sociedade, e redimir-se perante a situação a que se chegou.
–A sexta profecia: Os maias dizem que nos próximos anos irá aparecer nos céus da Terra um cometa que será o sinal das mudanças que estão a chegar, e que irão por em perigo a vida do homem.
–A sétima profecia: Fala do momento no qual o homem e o mundo passarão a ser um só, onde se irá ter a oportunidade de mudar e romper os limites encontrando um novo sentido e a paz interior.
Os maias jamais mencionaram que vai acabar o mundo, afirmando que se trata de um novo começo onde haverá prosperidade e anos de luz.