glaciar

O preocupante retrocesso dos glaciares

glaciarDurante a segunda metade do passado século, falou-se um pouco por todo o lado sobre a possibilidade de estar a acontecer uma alteração climática. Muitos olharam para esta teoria com cepticismo, outros interpretaram isso como sendo uma notícia sensacionalista, e assim chegámos ao século XXI, onde se começa realmente a ter algumas certezas sobre o aquecimento global.

Falou-se primeiro no buraco do ozono, depois veio a hipotética subida do nível dos oceanos devido ao degelo dos glaciares. Actualmente temos a prova de que todos aqueles prognósticos se estão a cumprir. A Antárctida está a derreter rapidamente, e deste continente desprendem-se blocos de gelo tão grandes como países inteiros, que flutuam à deriva até derreterem nos mares que rodeiam o pólo sul.

Os glaciares retrocedem e imagens de satélite mostram a evidência do seu lento desaparecimento. Tanto os glaciares do norte como do sul do nosso planeta oferecem esta preocupante perspectiva. O nível dos mares ainda não se alterou muito nas costas dos continentes, mas assim como aconteceu o degelo dos glaciares como aviso, também é quase seguro isso irá acontecer.

glaciarUm dos glaciares mais famosos é o Perito Moreno. Milhares de pessoas visitam este gigante de gelo que oferece todos os dias um espectáculo incrível e belo da queda de enormes blocos de gelo para as águas dos mares da Patagónia. O mais triste desta realidade é que pouco ou nada podemos fazer e apesar da evidência, continuamos a tratar o nosso planeta com a mesma cegueira do quem pensa que tudo podemos fazer sem nada acontecer.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...