O polvo imitador da Indonésia e a sua impressionante camuflagem

O polvo imitador da Indonésia e a sua impressionante camuflagem

Entre as criaturas que habitam os fundos marinhos, inesgotável fonte de surpresas e curiosidades animais, uma das descobertas mais sensacionais deste século foi a de um polvo capaz de imitar, não só a forma de outros animais, como também os seus comportamentos e movimentos. Os polvos são animais incríveis só por si, quase alienígenas e dotados de uma grande inteligência para além de umas capacidades físicas assombrosas, podendo medir de apenas 3 centímetros até aos nove metros (os maiores observados até agora).

polvo-imitadorO “polvo Imitador” da Indonésia, com uns 60 centímetros de comprimento, é capaz de fazer-se passar por nove espécies marinhas diferentes, com uma especial tendência por imitar animais venenosos. Foi descoberto muito recentemente na Indonésia, em 1998, quando as histórias de pescadores que afirmavam que existia um estranho animal que mudava de forma, chegaram aos ouvidos dos biólogos marinhos. As primeiras notícias deste animal chegaram em forma de fotos, mas a verdadeira surpresa aconteceu quando começaram a filmá-lo no seu habitat.

Os nove disfarces que este polvo imitador consegue adoptar, vão desde serpentes marinhas até peixes planos, incluindo o venenoso peixe leão, formas estas que consegue adoptar num abrir e fechar de olhos. Por exemplo, quando quer imitar a serpente marinha, enterra todo o seu corpo excepto os dois tentáculos dianteiros, que coloca em linha para dar a impressão de serem um só, ao mesmo tempo que a sua pele adquire a tonalidade de listas brancas e negras que caracteriza as serpentes do mar.

Uma das grandes perguntas agora é se o polvo faz isto por instinto ou se se trata de uma habilidade consciente, já que existem casos curiosos na natureza de animais que mudam a sua forma em certas etapas da sua vida, mas nenhum como este animal que é capaz de o fazer quase automaticamente. Podemos afirmar que nos encontramos perante uma espécie única no mundo, pelo menos que se saiba. Por outro lado, sabe-se que os polvos são animais muito inteligentes, capazes de superar provas de laboratório como abrir um frasco, escapar de um aquário por tubos estreitos deformando o seu corpo, ou utilizar diferentes estratégias de ataque, conforme o meio ambiente envolvente.

Mas uma imagem vale mais do que mil palavras, pelo que aqui deixamos uma pequena amostra do que este incrível animal pode fazer:

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...