O Museu da Máfia na Sicília, Itália

O Museu da Máfia na Sicília, Itália

A máfia foi fonte de inspiração de imensos filmes e livros, mas infelizmente, mais do que ficção a máfia é uma realidade. A Sicília, região que viu nascer este tipo de crime organizado, abriu por isso o seu próprio museu da máfia.

Já anteriormente havia aberto um museu do mesmo género em Nova Iorque, e Las Vegas também se prepara para inaugurar outro em 2011. Mas agora foi a vez desta ilha do sul de Itália e bastião da máfia, contar com o seu próprio estabelecimento que as autoridades consideram um “espaço sensorial” e que procura dar uma contribuição na luta contra este tipo de crime organizado.

Desta maneira deu-se forma ao Museu da Máfia Leonardo Sciacia, em honra do escritor que dedicou parte da sua vida e da sua obra a investigar as máfias que operam na Sicília.

O museu situa-se na localidade de Salemi, no noroeste desta ilha mediterrânica. É explicado pelas autoridades que o objectivo do mesmo é “fazer uma contribuição na luta contra a máfia, mas de um modo retórico, tentando fazer entender a quem nunca viveu com a máfia o que é a máfia”.

Para o efeito foram instaladas salas com projecções onde são passados os 150 anos de história deste tipo de organização. Ainda foram reunidos uma série de documentos relacionados com a Cosa Nostra, primeiras páginas de jornais e demais meios de comunicação que falam, entre outras coisas, da sangrenta história da máfia.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...