Mary Wollstonecraft Shelley foi a escritora da história do monstro de Frankenstein, tendo-se inspirado no doutor Johann Konrad Dippel, cientista alemão que viveu no século XVII no castelo. Agora conheçamos um pouco sobre este cientista algo louco, para vermos porque Mary Shelly se inspirou nesta personagem real.
Dippel nasceu em agosto de 1673, foi escritor usando o pseudónimo de Christianus Democritus (Cristão Democrata), em que discutia sobre temas religioso, essencialmente se a religião devia ser um conjunto de dogmas (crenças, regras, etc.) ou se se devia centrar no amor ao próximo e levar uma vida digna sem causar problemas aos outros. Isto acabou por fazer com que tivesse de fugir dos seus opositores, tendo por isso vagueado por vários países europeus.
Dippel granjeou uma má fama, pois tinha a ideia de criar uma medicina que permitisse ao ser humano viver muitos anos, tendo criado o Óleo de Dippel, o qual era feito a partir de órgãos e ossos esmagados de animais, que na realidade a única coisa que fazia era ser um estimulante e cheirar mal. No entanto ganhava assim a vida, vendendo esse óleo. Mas quando a “matéria-prima” já não era suficiente, começou a roubar cadáveres do cemitério. Esta situação acabou por o conduzir à morte, já que em Abril de 1734 faleceu por causa das suas últimas misturas.
Se sabe algo mais acerca desta história, comente abaixo, certamente que com a sua ajuda iremos aprender mais.